Agenda
10 de março a 10 de março

III Encontro Estadual ODS

No dia 10 de março, acontecerá no auditório da Reitoria da UFS o Encontro Estadual ODS, que tem como objetivo geral implementar os ODS nas organizações, socializar, preparar, e municipalizar os ODS em todos os municípios do Estado de Sergipe, materializando o sonho de uma sociedade mais sustentável.

O evento é organizado pelo Movimento ODS Sergipe, em parceria com a UFS. Além de discutir a Agenda 2030 e seus objetivos, o evento premiará, por meio do Selo Social, aqueles que trabalham com a Agenda 2030 em Sergipe.

Para se inscrever, clique aqui.

Capacitação Pnud

No período de 10 a 14 de fevereiro de 2020, o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) realizou uma capacitação com representantes dos governos municipais, do Governo do Estado de Sergipe, da sociedade civil organizada e do setor privado das cidades sergipanas de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão com o objetivo de formar multiplicadores
da Agenda 2030.

O Programa Presencial de Capacitação em Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS é parte da segunda etapa de implementação do projeto de cooperação técnica “Territorialização e Aceleração dos ODS”, implementado pelo Pnud em parceria com a Petrobras.

Durante o curso, os participantes tiveram palestras e oficinas com consultores e especialistas do Pnud, discutiram sobre a análise de indicadores municipais para monitorar o desenvolvimento e fizeram oficinas de mapeamento de atores locais para a construção de parcerias. A proposta da
capacitação é de que o compartilhamento de projetos e boas práticas, além da análise dos planos plurianuais dos municípios e ações para captação de recursos, possam impactar, no longo prazo, o desenvolvimento sustentável local. Ao final do curso, os participantes foram instruídos a elaborar um
plano de trabalho com dez atividades a serem realizadas em 2020, com o apoio técnico de consultores do Pnud. O objetivo é formar um grupo de multiplicadores dos ODS na região.

A Profa. Flávia Lopes Pacheco participou da atividade, representando a Universidade Federal de Sergipe e o Centro de Empreendedorismo da UFS. Para ela, a capacitação foi muito importante, na medida em que apresentou ferramentas que contribuem para a formação de novos multiplicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da ONU, além de possibilitar a articulação de uma rede de pessoas que pensam o desenvolvimento sustentável no estado de Sergipe.

Informações sobre o Encontro na página do instagram @encontroestadualodsse.
Saiba mais sobre a Agenda 2030 em http://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.

Proex