19 de junho a 21 de junho

I Seminário Interdisciplinar de Cinema

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE), em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (LAPPA), promove o I Seminário Interdisciplinar de Cinema nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho. Sediado no Campus de São Cristóvão da UFS, o evento promoverá conferência, minicursos, lançamento de livro, grupos temáticos de trabalho e mesas-redondas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://sicufs.com.

Com a temática central “America Latina e Contemporaneidade”, o evento é fruto da criação do PPGCINE, primeira iniciativa de pós-graduação strictu sensu que vincula o cinema à área Interdisciplinar da Capes no Brasil. O programa surge em 2016, abrigando o Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais como um diferencial relevante para Sergipe e região Nordeste no que diz respeito à pesquisa em cinema.

Diante desse contexto, o cinema latino-americano na contemporaneidade será a temática principal do seminário. Para a organização, a escolha do tema se fundamenta na necessidade do fortalecimento da potência dialógica de nosso cinema latino. Potência esta expressa numa rica produção cinematográfica, capaz de pautar temáticas caras ao nosso continente, como a questão indígena, o colonialismo, as lutas contra as ditaduras, entre tantas outras questões políticas. Além disso, esta produção também está marcada por experimentações estéticas presentes em documentários, ficções, docu-ficções e obras ensaísticas. Nunca abrindo mão, portanto, da concepção de um cinema instituinte, que pensa e dialoga forma e conteúdo como instâncias conjuntas.

O objetivo do evento é propiciar um espaço para divulgação, debate e diálogos entre o cinema e o âmbito da interdisciplinaridade. A ideia é que o seminário possa promover o aperfeiçoamento da formação acadêmica e possibilitar a reflexão sobre a temática com os participantes. Além de reunir pesquisadores, possibilitando encontros e parcerias, fortalecendo as ações na área da cultura e da pesquisa sobre o cinema na América Latina. O público-alvo do evento envolve pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de Cinema e Audiovisual e demais áreas que dialogam com o escopo atingido pelo PPGCINE.

Inscrições: https://sicufs.com/

19.06 SEGUNDA-FEIRA

08:00 – Minicursos

14:00 – Conferência de abertura “O cinema latino hoje”