21 de julho a 21 de julho

Com o objetivo de trazer uma experiência dinâmica e interativa, será realizado nessa sexta-feira, 21, o Workshop “Práticas integrativas, complementares e populares de saúde e sua interface com a educação popular em saúde”. Para isso, o evento contará com oficinas, rodas de conversas, painéis explicativos e vivências práticas relativas ao Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que completou 10 anos recentemente.

As práticas integrativas, complementares e populares de saúde constituem um conjunto de recursos destinados à formação de uma visão ampliada do processo saúde-doença, que tem o objetivo de promover assistência humanizada, abrangente e participativa.

Dentre as práticas que foram oficializadas pelo Ministério da Saúde, o workshop terá massagem, naturologia, reiki, fitoterapia, homeopatia, florais de bach, yoga, ventosa, cone chinês, meditação, alimentação saudável. As práticas serão realizadas separadamente por profissionais da área.

Durante o evento haverá também orientação para a implementação da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, que possui um plano operativo estruturado em quatro eixos: Participação, Controle Social e Gestão Participativa; Formação, Comunicação e Produção de Conhecimento; Cuidado em Saúde e Intersetorialidade; e Diálogos Multiculturais.

O workshop, que é construído no espírito da integração complementar com o Movimento Popular e da Saúde (Mops), a Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (Aneps) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), será realizado no auditório da Reitoria, das 8h às 17h.

Para quem tem interesse pelas práticas, que ocorrerão no turno da tarde, a confirmação dos locais deve ser feita no ato do credenciamento.

Para mais informações ou para os estudantes da UFS que queiram trabalhar no evento, entre em contato com a coordenadora do workshop Mônica Isabel Dielle Viana Contato através do telefone (79) 3194-6487 ou com o pró-reitor de extensão André Luiz através dos telefones (79) 3194 - 6582/7595.

8h: Credenciamento

8h30: Acolhimento

9h: Abertura do workshop

9h30: Roda de conversa “As práticas integrativas, complementares e populares de saúde no SUS e sua interface com a educação popular em saúde”. Facilitadores: Rosiane Dantas, professora da UFS e membro da Aneps Sergipe; Edney Vander Pacheco de Vasconcelos, Projeto “Rodas da Vida” da Aneps; Caio Fábio Schlechta Portella, coordenador do curso de Naturologia da Anhembi/Morumbi, diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia e representante do Ministério da Saúde; Esdras Daniel dos Santos Pereira, diretor do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social (Dagep) e representante do Conselho Nacional de Saúde. Coordenador da roda: Renê de Sousa Moura, membro do Mops e Aneps Sergipe.

11h: Debate

12h: Intervalo para almoço

13h30: Oficinas, rodas de conversas, exposições

15h: Plenária com participantes, relato das rodas e oficinas, encaminhamentos e entrega de certificados dos cursos de extensão sobre Massagens, Acupuntura auricular e Fitoterapia.

17h: Encerramento