12 de agosto a 12 de agosto

Olimpíada Brasileira de Informática

Competição acontecerá dia 12 de agosto

No próximo dia 12 de agosto ocorrerá, nos campi UFS São Cristóvão e IFS Lagarto, a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática, modalidade iniciação.

A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação que visa despertar nos jovens o interesse pela computação através de desafios que envolvem principalmente o raciocínio lógico. Alunos do ensino fundamental, médio e do primeiro ano do ensino superior de todo o Brasil participam em duas modalidades principais: Iniciação e Programação.

Para os estudantes, a OBI é também uma oportunidade para ter contato com uma das áreas que mais cresce no mundo e que permeia praticamente todas as demais áreas.

Na primeira fase da OBI 2017, competiram no estado um total de 5065 alunos vindos de 54 escolas diferentes. Houve um crescimento considerável no número de alunos participantes em relação à primeira fase do ano passado, quando competiram 3560 estudantes de 42 escolas.

No campus da UFS em São Cristóvão, competirão, na modalidade Iniciação, 465 alunos de escolas públicas e privadas do estado. Esses alunos já foram aprovados nas fases local e estadual, feitas nas escolas, e agora competem pela colocação nacional e estadual. Os alunos que obtiverem boas colocações ganharão certificados, medalhas, e são convidados para fazer cursos de programação na Unicamp e na UFS.

Esse trabalho é parte de um projeto que visa disseminar a computação nas escolas do estado, desenvolvido pelo Departamento de Computação (Dcomp), com o apoio da UFS (projeto Pibix), da CIO-SE, da Sociedade Brasileira de Computação, da Fapitec/SE, do IFS e das escolas participantes. Atualmente o projeto é coordenado pela professora Beatriz Trinchão Andrade, do Dcomp-UFS e pelo professor Breno Piva, do Dcomp-UFS.