Agenda
04 de setembro a 05 de setembro

Exposição: O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória

5 de setembro, das 8h às 17h, no hall da Reitoria

A exposição "O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória", fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra os embates travados entre organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do tabaco, a partir do século XX. Neste período, o desenvolvimento industrial e o surgimento de novos estilos de vida acarretaram o aumento do consumo de cigarros. Com o tempo, aumentou também o número de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo (doença causada pela dependência à nicotina, presente no cigarro), transformando-o em importante problema de saúde pública.

Dividida em 22 painéis fotográficos, a exposição apresenta o esforço dos sanitaristas brasileiros frente ao estímulo do consumo de cigarros e seus derivados. Os painéis trazem cartazes de cinema e campanhas publicitárias com o objetivo de seduzir as pessoas a consumirem cigarros e também os grandes esforços dos órgãos governamentais utilizando campanhas, cartazes, dentre outros veículos midiáticos, para mostrarem os malefícios do cigarro, para que o Brasil avance no controle do tabaco e proteja gerações presentes e futuras.

Na UFS, a exposição é organizada pela Divisão de Assistência ao Servidor (Diase/Progep) e estará em cartaz nesta terça, 5, das 8h às 17h no hall da Reitoria.

Diase

Banners da exposição sobre tabagismo