Agenda
24 de maio a 25 de maio

XVI Seminário Obscom/Cepos e II Encontro da Rede Comcede

Nos dias 24 e 25 de maio será realizado o XVI Seminário Obscom/Cepos e II Encontro da Rede Comcede, organizado pelo Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe. O evento, que acontecerá no auditório da Adufs, busca consolidar tanto o Seminário Internacional como os encontros anuais da Rede Comcede. De forma mais ampla, procura trabalhar com dois grandes objetivos: o primeiro, relacionado ao trabalho no interior da rede, procura socializar os avanços de cada linha de pesquisa quanto à definição da sua estrutura geral (subáreas), planos de trabalho e potenciais projetos de pesquisa.

Na mesma perspectiva, busca-se, a partir do conhecimento dos interesses e pesquisas de cada linha de trabalho, identificar pontos de encontro para estruturar de maneira mais clara o programa macro de pesquisa interdisciplinar. O segundo objetivo tem um olhar para fora da rede, no intuito de continuar e amadurecer as relações com outros campos científicos, redes e pesquisadores em geral. Trata-se, nesse caso, de dar a conhecer a rede e promover a participação de mais pesquisadores latino-americanos. Assim, o seminário é também um espaço de divulgação de trabalhos dos membros da rede e de pesquisadores externos com afinidade e relação aos temas e áreas de trabalho da rede.

Obscom

O Observatório de Economia e Comunicação (Obscom) da Universidade Federal de Sergipe é um espaço de produção acadêmica vinculado aos programas de pós-graduação em Economia e Comunicação da UFS. Sede do portal EPTIC e da revista EPTIC Online – que em 2018 entra em seu vigésimo ano de atividades, tendo sido responsável pela criação da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura e do seu capitulo brasileiro (ULEPICC–Brasil) – realiza periodicamente os seminários Obscom/Cepos. A inclusão da sigla Cepos na denominação dos mesmos se deve à transferência do grupo Comunicação, Economia Política e Sociedade para o Obscom após o falecimento de seu fundador, Valério Brittos. Mais recentemente, o grupo Obscom/Cepos tem sido o espaço de articulação de uma nova rede, buscando alinhar a economia política da comunicação (EPC) e o enfoque econômico histórico-estrutural latino-americano para repensar as políticas nacionais de desenvolvimento. Nessa trilha, em 2015 foi criada a Rede Celso Furtado de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Desenvolvimento – Comcede, integrando pesquisadores de países de latino-américa, no intuito de formular um amplo programa de pesquisa interdisciplinar que permita recuperar o pensamento social, econômico e comunicacional crítico, contribuindo para a reflexão sobre essa complexa problemática nas condições particulares deste início de século.

Programação

dia 24 de maio

15h às 17h: Atividades paralelas

- Encontro de grupos de pesquisa em EPC: coord. de Anderson Santos (UFAL) e Renan Marques (UFPI)

- Reunião da Rede Comcede: coord. de César Bolaño (UFS) e Maurício Herrera (USP)

17h às 17h30: Mesa de abertura

17h30 às 19h: Palestra de abertura com Ruy Sardinha Lopes (USP/São Carlos)

19h às 20h: Lançamento de livros

dia 25 de maio

9h às 10h30: Mesa 1 Economia Política, cultura e dependência - Ancizar Narváez (UPN/Colômbia) e Verlane Aragão Santos (UFS) / Coord.: Paulo Sérgio Ferreira (UFS)

10h30 às 10h40: Café

10h45 às 12h15: Mesa 2 Desenvolvimento e cultura em Furtado - Roberto Saturnino Braga (CICEF) e César Bolaño (UFS) / Coord.: Maurício Herrera (USP)

12h15 às 14h: Almoço

14h às 16h: Sessões de apresentação de trabalhos

16h às 16h15: Café

16h15 às 17h45: Mesa 3 Comunicação e desenvolvimento na América do Sul - Silvia Lago (UBA/Argentina) e Aníbal Orué (UNILA/Paraguai) / Coord.: Paulo Victor Melo (UFBA)

17h45 às 19h15: Mesa 4 Algoritmo, controle e trabalho - Alain Herscovici (UFES) e Carlos Figueiredo (UFS) / Coord.: Christiane Campos (UFS)