11 de julho a 07 de novembro

Curso de extensão - Plágio acadêmico: o que é e como evitá-lo

O plágio é uma prática desonesta e nociva, que desrespeita os direitos autorais e, no meio acadêmico, ofende a integridade científica, porque diz respeito diretamente à ética e honestidade na pesquisa. As discussões e propostas de intervenção em relação ao plágio na academia são extremamente relevantes e necessárias, uma vez que esse tipo de atitude, que dissimula o texto-fonte e oculta o nome do autor original, prejudica não só o próprio plagiário, que se vê diante da reprovação moral e descrédito da comunidade científica, mas também a reputação da instituição à qual está associado.

Nesse contexto, a partir de uma postura ética de prevenção do plágio, este projeto de extensão, em conformidade com o que se propõe no programa “Avança UFS”, destinado aos cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe, visa proporcionar a estudantes de graduação dos diversos cursos da universidade, do campus de São Cristóvão, medidas educativas de conscientização sobre o plágio e as boas condutas no ambiente universitário, capacitando-os para a produção de textos acadêmicos e promovendo, assim, a integridade científica.

1. Definição e caracterização de plágio;

2. Apresentação da legislação nacional e institucional vigente sobre Ensino e Pesquisa e Direitos Autorais, como o art. 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata dos objetivos do ensino superior; a legislação sobre Direito Autoral vigente no Brasil (Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998) e a Resolução Nº 09/2016/CONEPE, que define normas sobre responsabilização pela prática de plágio acadêmico no âmbito da Universidade Federal de Sergipe;

3. Demonstração das consequências nocivas do plágio acadêmico para o desenvolvimento da ciência;

4. Reflexão sobre ética em pesquisa;

5. Capacitação para o uso da técnica de sumarização (fichamento, resumo e resenha);

6. Apresentação do discurso científico (retomada e citação da fala do outro);

7. Instrumentalização técnica dos estudantes na produção de textos acadêmicos, do ponto de vista da ética, através de recursos como paráfrases, citações e referências, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Cartaz - curso plágio

Ficha inscrição - curso plágio