23 de agosto a 24 de outubro

Ciclo de debates dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Universidade Federal de Sergipe adere ao Pacto Universitário pela Promoção do respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos de Direitos Humanos e discute os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Ciclo de Debates.

Ao dia 23 de agosto de 2018, ocorrerá o primeiro encontro do “Ciclo de debates dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos” com o Lançamento do Pacto Universitário pela Promoção do respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.

A referida ação extensionista multidisciplinar acontecerá em três encontros, além do dia 23 de agosto, ao dia 26 de setembro com a atividade “Ocupe a Praça” e ao dia 24 de outubro com a Mesa-Redonda intitulada “Memória, Democracia e Direitos Humanos”.

Trata-se de uma parceria entre os Departamentos de História, de Geografia e de Direito, e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe, além da Prefeitura Municipal de Aracaju e a Comissão Estadual da Verdade (CEV/SE).

O Ciclo de Debates visa propiciar um espaço de discussão acerca dos Direitos Humanos e tem como ápice o Lançamento do Pacto Universitário pela Promoção do respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O Pacto refere-se a uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no Ensino Superior.

Desse modo, está aberto à adesão da Instituições de Educação Superior e Entidades apoiadoras com a finalidade de superar a violência, o preconceito e a discriminação, bem como promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior. A Universidade Federal de Sergipe propôs-se a aderir ao Pacto Universitário como um reconhecimento da importância de somar esforços ao combate às violações aos direitos humanos.

O evento contará com a presença de acadêmicos e profissionais ativistas em direitos humanos e acontecerá no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, às 18 horas.

Estarão presentes para o lançamento do Pacto Universitário e posterior Mesa-Redonda, o Diretor de Políticas Públicas em Educação, Direitos Humanos e Cidadania, o Dr. Daniel de Aquino Ximenes, o ex-Ministro de Direitos Humanos e ex-Membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vanucchi, a Diretora da Diretoria de Direitos Humanos da secretaria Municipal de Aracaju, Ma. Lídia Anjos, além da coordenadora do Programa de PósGraduação em Direito (PRODIR/UFS), a Prof. Dra. Karyna Batista Sposato e a Vice-Reitora (UFS), a Prof. Dra Iara Maria Campelo Lima.

Mais informações pelo telefone 3194-6349 ou 3194-6770.

Inscrições pelo Sigaa.