22 de novembro a 29 de novembro

Curso de extensão: Gênero, sexualidade e biopolítica

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) acolhe entre suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, o Projeto Educação e Interculturalidade: descolonizando o olhar investigativo, através de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O referido projeto objetiva compreender a perspectiva da descolonização do olhar investigativo nas pesquisas em educação, especialmente as que contemplam a história e ou a cultura indígena e afro-brasileira, a educação do campo, as relações de gênero e os direitos humanos.

Dentre as ações do Projeto, receberemos entre os dias 21 e 29 de novembro de, a professora Drª Dagmar Elisabeth Estermann Meyer , reconhecida nacionalmente pelas pesquisas que desenvolve no campo de Educação, Gênero, Sexualidade e Biopolítica.

O intuito do curso é aprofundar discussões sobre os conceitos de gênero, sexualidade e biopolítica, tomando como referência autores e autoras dos Estudos Feministas e Culturais pós-críticos, para explorá-los enquanto ferramentas de análise em pesquisas em educação e saúde. Serão desenvolvidas temáticas como: 1) Gênero e Feminismos: implicações políticas, potencialidades teórico-analíticas, desconstrução de polaridades e afirmação de pluralidades nas relações de gênero; 2) Gênero, Sexualidade e Biopolítica: o conceito de biopolítica como ferramenta teórica para pensar o campo dos estudos de gênero e sexualidade em interface com a educação e saúde; 3) Gênero, sexualidade e biopolítica: questões para a pesquisa em educação e saúde.

As inscrições no evento são realizadas pelo Sigaa.