25 de fevereiro a 28 de fevereiro

I Fórum permanente da licenciatura em Educação Física da UFS: Ouvindo os egressos

25 de fevereiro a 28 de fevereiro

O Fórum Permanente da Licenciatura em Educação Física é um evento coletivo do corpo docente do Departamento de Educação Física (DEF) que pretende debater ao final de cada semestre temas que concernem a licenciatura em Educação Física e suas diferentes especificidades.

Propondo ser um evento permanente, o Fórum tem como eixo principal debater a licenciatura em Educação Física a partir das experiências dos discentes egressos do DEF/UFS problematizando temas e problemas do nosso contexto escolar e de formação continuada. O evento é pensado com uma dupla função: trazer o protagonismo das experiências de formação e atuação profissional dos egressos, bem como ser momento de congraçamento final do semestre com as defesas de monografias dos concluintes do curso. Considerando que as defesas de monografia são momentos fundamentais de formação, o Fórum estrutura-se enquanto evento que se destina a todos os estudantes do curso. Pensando no protagonismo dos nossos egressos, as bancas de defesa de monografia serão compostas em conjunto com nossos ex-alunos, de acordo com as especificidades de formação e inserção dos mesmos e dos temas das monografias.

Nessa primeira edição, temos como objetivo compreender os impactos da formação inicial e do currículo do DEF nas inserções de atuação profissional dos nossos egressos. O atual currículo completa em 2019 dez anos de existência. Nesse sentido, o Fórum é também uma tentativa de entender dialogicamente a atuação profissional e sua relação com a formação inicial no momento de estabelecimento de um novo currículo em 2019, identificando fragilidades e potencialidades da formação dos egressos a partir da fala dos mesmos e assim fazendo pensar sobre os processos de formação docente.

Programação:

Dia 25 de fevereiro de 2019 – Segunda-feira

13h30-14h – Cerimônia de Abertura

14h-16h – Conferência de Abertura:
Problematizando o projeto “Escola Sem Partido”
Professora convidada: Dra. Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus – DEF/UFS
Coordenação: Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba e Prof. Dr. José Américo de Menezes
Local: Auditório da BICEN/UFS

Exibição do Documentário: Escola Sem Censura (Nomos Editora & Produtora Independente, produzido pelos professores Rodrigo Duque Estrada e Ricardo Severo – 55 minutos de duração) https://www.youtube.com/watch?v=vejqvQyppnI

16h30-19h – Sessões coordenadas de Relatos de Estágio:
Professoras egressas convidadas:
Profa. Jackeline Carvalho Lima – SEED/SE