22 de fevereiro a 22 de março

XIII Escola de Verão em Educação Química e XI Encontro Estadual de Química

A Escola de Verão em Educação Química (Evequim) representa um espaço alternativo, durante o recesso escolar, para repensar a sala de aula e discutir as questões sobre o ensinar e o aprender química como também integrar professores da educação básica e acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, da UFS, num processo de troca de experiência e crescimento profissional.

A XIII edição da Evequim será realizada de forma integrada com o XI Encontro Estadual de Química (Enesquim). Na XIII Evequim e XI Enesquim a temática central será “O desafio para implementação de novas propostas curriculares de ensino de Química no Brasil”. Trata-se de um tema importante de ser discutido, dado as reformas que vem sendo implantadas no contexto da Educação Básica e Superior.

A fim de atingir os objetivos do evento serão realizadas atividades como: apresentação de oficinas temáticas elaboradas por estudantes do curso e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A oficina temática é elaborada e desenvolvida com foco na reconfiguração do currículo de Química apresentado nas escolas, sendo inovadora em aspectos quanto a abordagem dos conteúdos e em relação aos recursos didáticos empregados; realização de palestras e debates que contribuam para problematização dos desafios para implementar novas propostas curriculares de ensino de Química, especialmente levando em consideração as reformas educacionais aprovadas recentemente; os temas de debates e palestras irão aprofundar experiências curriculares e didáticas de ensino de Química no Brasil e no contexto sergipano; serão realizados sete minicursos; O evento contará ainda com a apresentação de trabalhos científicos nas modalidades resumo e trabalho completo. Além da publicação de um volume especial de artigos no periódico Redequim.

As inscrições com apresentação de trabalhos iniciam dia 22 de fevereiro e irão até 22 de março. Para mais informações, acesse escolaveraoeducacaoquimica.wordpress.com e enesquim.com.br.