25 de fevereiro a 25 de fevereiro

I Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano

25 de fevereiro

O rápido progresso científico da área da Educação Física e, sobretudo, associado à subárea de Biodinâmica do Movimento Humano tem se mostrado desafiador, seja no âmbito da Pesquisa e Pós-Graduação como na transferência dos conhecimentos produzidos para a prática profissional. Esse quadro é ainda agravado quando consideradas as desigualdades financeira, educacional e científica observadas entre as regiões brasileiras, de modo que especialmente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste carecem de iniciativas colaborativas de desenvolvimento social.

Com a preocupação de formar recursos humanos de alta qualidade, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Sergipe iniciou suas atividades em Janeiro de 2012. Hoje, mais de seis anos depois, o PPGEF formou mais de 100 mestres, muitos deles já inseridos em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Sergipe e Estados vizinhos. Dessa forma, sendo o único Programa de Pós-Graduação em Educação Física num raio que envolve os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, o PPGEF tem papel fundamental na formação de recursos humanos de alta qualidade, que irão reproduzir e disseminar boas práticas científicas e profissionais.

Os sucessos obtidos pelo PPGEF nos motivaram a desenvolver o I Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano com o intuito de discutir as evidências científicas atuais sobre o eixo temático Atividade Física, Exercício e Saúde. Os temas propostos para as sessões plenárias envolvem aspectos sobre atividade física, treinamento físico, fisiologia do exercício e saúde. Uma das preocupações centrais do evento é a valorização de aspectos qualitativos, com a discussão de temáticas de relevância atuais. Assim, esperamos que, em médio e longo prazo, o Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano se estabeleça com um importante momento para discussões científicas e acadêmicas para a Educação Física no contexto do Nordeste Brasileiro.

O encontro acontecerá no auditório do Departamento de Educação Física da UFS.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICO

I Encontro de Biodinâmica do Movimento Humano

SEGUNDA-FEIRA (25/02/2019)

7h30min às 7h50min