27 de maio a 30 de maio

VIII Seminário de Extensão – Cinema, Corpo, Saúde e Sociedade

A oitava edição do Seminário de Extensão – Cinema, Corpo, Saúde e Sociedade trará ao público participante a experiência de assistir a quatro filmes variados que se enquadram nas discussões possíveis quanto às compreensões que envolvem corpo, saúde e sociedade numa perspectiva ampliada, multidisciplinar e crítica, não se reduzindo aos naturalizados discursos que costumam tratar corpo e saúde a partir da perspectiva biológica/biomédica.

Após a assistência dos filmes, teremos a presença de quatro convidados(as), de áreas de formação e atuação diversas, que abordarão o audiovisual sob o ponto de vista crítico, ampliando a discussão temática no plano da sociedade, como está explícito no título desta edição.

Nos últimos oito anos, ao longo de todas as edições já realizadas, foram exibidos 32 filmes com suas respectivas palestras, tendo como público participante centenas de pessoas, quando foram abordados temas como saúde, deficiência, sexualidade, esporte, futebol, religião etc. Sem a pretensão de esgotar as temáticas, tensionadas então pelas palestras de professores da universidade e da educação básica sergipana, além de profissionais de outras esferas de atuação, os encontros oportunizaram aos alunos assistirem a filmes de gêneros, nacionalidades e gramáticas diversas, além de circulação e distribuição comercial restrita – raramente exibidos em salas de cinema ou canais de televisão aberta, com algumas exceções disponibilizadas em canais por assinatura.

O evento é uma promoção do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, iniciativa vinculada também a duas disciplinas obrigatórias ofertadas neste semestre ao curso de Licenciatura em Educação Física: Filosofia, Educação e Corpo (ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Zoboli) e Saúde, Sociedade e Educação Física (ministrada pelo Prof. Dr. Cristiano Mezzaroba). Assim, em mais uma edição do Seminário de Extensão – Cinema, Corpo e..., esperamos estimular a discussão e propiciar momentos de ampliação do repertório cultural e científico entre os envolvidos, articulando conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais com o universo das questões que envolvem corpo, saúde, sociedade, e que implicam direta e indiretamente na Educação Física, em especial, a escolar, pois não restam dúvidas da potencialidade do cinema em oportunizar experiências efetivas de alteridade capazes de fundamentar subjetividades diante da diversidade humana.

Edições já realizadas: I Seminário de Extensão (2010): Cinema, Corpo e Copa do Mundo II Seminário de Extensão (2011): Cinema, Corpo, Esporte e Globalização III Seminário de Extensão (2011): Cinema, Corpo, Esporte e Jornalismo esportivo IV Seminário de Extensão (2013): Cinema, Corpo, Esporte e ídolos esportivos V Seminário de Extensão (2014): Cinema, Corpo e Saúde VI Seminário de Extensão (2015): Cinema, Corpo e Infância VII Seminário de Extensão (2016): Cinema, Corpo e Deficiência

27 de maio de 2019 (13h30):

Convidado: Ms. Wolney Nascimento (SESC/SE)

Filme: De volta à Normandia (França, 2007)

Moderador: Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas Junior (DEF/UFS)

28 de de maio de 2019 (13h30

Convidado: Ms. Dagoberto de Oliveira Machado (CODAP/UFS)

Filme: Visages, Villages (França, 2018)

Moderador: Ms. Elder Correia (Doutorando Educação/UFS)

29 de de maio de 2019 (13h30)

Convidada: Dra. Claudiene Santos (Depto Biologia/UFS) Filme: XXY (França, Espanha, Argentina, 2008)

Moderador: Ms. Áurea Maria P. Rodrigues (Doutoranda Educação/UFS)