26 de junho a 28 de junho

A Perspectiva Ambiental em Foco: Leituras entre Brasil e Portugal

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), os Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) convida a todos seus alunos e a comunidade universitária a participar do III Ciclo de Debates Interdisciplinares: a perspectiva ambiental em foco: Leituras entre Brasil e Portugal.

O evento apresenta caráter inter, multi e transdisciplinar e se constitui em uma ação do PROFCIAMB/UFS que tem como objetivo desenvolver pesquisas nas Ciências Ambientais voltada para espaços escolares e não escolares de forma a instigar o debate sobre problemática ambiental da atualidade.

Local de realização: auditório do Departamento de Geografia (DGE)

Dia 26 de junho

9h - Abertura

10h - Conferência de abertura: Política(s) da água em Portugal - desafios em cenários de incerteza - Prof. Dr. Francisco Costa UMinho/PT

12h:30 – Intervalo para o almoço

14h - Experiências da pós-graduação da UFS na área ambiental: PROFCIAMB, PPGEO, PRODEMA

Valdelice Leite Barreto - Efetividade de Gestão das Reservas Particulares de Patrimônio Natural do Estado de Sergipe.

Bruna Leidiane Pereira Santana - Paisagem e processos morfodinâmicos no sistema hidrográfico do rio Arauá/Sergipe

Diogo dos Santos Gonçalves Bahia - Determinação de Áreas Naturalmente Suscetíveis à Inundações no Município de Aracaju/SE

17h - Debates

Dia 27 de Junho