08 de julho a 12 de julho

Grupo de pesquisa da UFS divulga resultados de estudos realizados na microrregião de Propriá

Durante a semana de 8 a 12 de julho integrantes do Grupo de Pesquisa em Marketing, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irão fazer contato com a comunidade dos municípios de Amparo do São Francisco e Propriá (SE) para apresentar os resultados do projeto de pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência: Brasil Profundo”.

O estudo, que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2016 com jovens de 18 a 24 anos da região, é uma parceria da UFS com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contando em sua equipe com professores e estudantes da graduação e da pós-graduação da área da comunicação, o mesmo tem como objetivo entender os hábitos de consumo dos jovens em um contexto marcado pela convergência dos meios e a partir de uma realidade de acesso com diferenças se comparada com a realidade dos jovens de contextos urbanos nas capitais.

Na ocasião da visita, a equipe irá se reunir com prefeituras dos municípios e com professores e alunos das escolas públicas, além de dialogar também com lideranças comunitárias da Microrregião. No material apresentado, estarão disponíveis vídeos, fotografias das localidades (distribuídas na forma de cartões-postais), infográficos e cartilhas contendo os dados obtidos durante a pesquisa, dentre outros materiais. A proposta é dar um retorno à comunidade de todo o contato que vem sendo feito ao longo dos anos, de modo que lideranças locais compreendam melhor o público em que lidam diariamente e a comunidade possa perceber o quão importante foi a interlocução com a Universidade no entendimento do entorno que vivem.

Projeto

A pesquisa conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES), através de um edital contemplado ainda em 2013 no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD). Dentre as ações desenvolvidas, tivemos observações diretas dos pesquisadores do sobre consumo e os costumes locais, entrevistas com jovens e atores sociais importantes da região, produção de vídeos e fotografias e investigação de dados geográficos, históricos, sociais e econômicos.

Entre as principais características dos jovens, percebe-se o distanciamento gradativo dos meios de comunicação massivos no entendimento da realidade do entorno, sendo que as plataformas, dispositivos e tecnologias móveis assumem a vanguarda no relacionamento e emissão e recepção de informações da região. Ao todo 10 cidades que compõem a Microrregião de Propriá 1 .

A pesquisa foi possível de ser realizada em Sergipe graças a professores e estudantes do Departamento de Comunicação Social (DCOS-UFS) que compõem o Grupo de Pesquisa em Marketing. Todo o material apresentado será disponibilizado de maneira on-line no site do Grupo (grupodemarketingufs.com) e na página do Instagram do projeto (@brasilprofundose).

Grupo de Pesquisa em Marketing