Sex, 11 de março de 2011, 08:02

Aluna ganha prêmio por monografia sobre cultura
Aluna ganha prêmio por monografia sobre cultura

A ex-aluna do curso de bacharelado em História da UFS, Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar, ganhou em dezembro o Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação – 2010


A ex-aluna do curso de bacharelado em História da UFS, Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar, ganhou em dezembro o Prêmio Palmares de Monografia e Dissertação – 2010 com a monografia “Brincadeiras de santo: uma contribuição à história dos antigos cultos afro-brasileiros em Aracaju, SE: 1920-1960”.

O concurso teve como objetivo premiar trabalhos de monografias de conclusão de graduação e dissertações que tenham destacado a cultura afro-brasileira, comunidades tradicionais ou cultura afro-latina. Foram avaliados 147 trabalhos, sendo que o de Janaina Couvo conseguiu a décima colocação na sua categoria. Veja os trabalhos premiados.

A monografia, apresentada em 2008 e orientada pelo professor do Departamento de História (DHI) Francisco José Alves, teve seus estudos iniciados ainda em 1996 quando Janaina fazia o curso de licenciatura em História e a matéria Cultura Brasileira, ministrada pelo professor Fernando Lins. Foi nesta ocasião que começou a estudar o tema religiões brasileiras.

“Depois daquela aula me interessei muito pela religião Umbanda e comecei a estudar o assunto. Decidi que seria minha monografia da licenciatura. Durante minhas pesquisas, junto com a professora de Antropologia Beatriz Góis Dantas, que foi minha orientadora, obtive informações dos primeiros terreiros que surgiram em Aracaju. Como não era meu objeto de estudo, somente pude aprofundar essas informações quando decidi fazer o curso de bacharelado”.

Janaina, que já havia vencido anteriormente o Prêmio “Mulher e Igualdade de Gênero” promovido pela Secretaria de Inclusão Social do governo de Sergipe com um texto sobre a mulher no candomblé, diz ter visto no edital da Fundação Palmares uma oportunidade de divulgação mais ampla de sua pesquisa.

“Quando saiu a lista dos professores que avaliariam os trabalhos inscritos [veja aqui], fiquei muito ansiosa, porque todas aquelas pessoas eu conhecia por leituras e eles eram referências dentro das minhas pesquisas. Eles terem avaliado meu trabalho em 81,5 para mim foi como se eles tivessem me dado um 100”.

Com a premiação, Janaina receberá um certificado numa solenidade em Brasília e uma quantia em dinheiro. Para ela, este fato significa a valorização e o reconhecimento da importância das religiões afro-brasileiras.

Janaina hoje faz o curso de Museologia na UFS e mestrado em Cultura e Sociedade na Universidade Federal Bahia.

Ascom
comunica@ufs.br



Atualizado em: Sex, 11 de março de 2011, 08:02
Notícias UFS