Seg, 14 de março de 2011, 07:26

Veja ata do CNS sobre autorização de Medicina no campus de Lagarto
Veja ata do CNS sobre autorização de Medicina no campus de Lagarto

Conselho Nacional de Saúde destacou união entre a UFS, governos e conselhos de saúde


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou em seu site a ata da ducentésima décima sexta reunião que abordou em sua pauta, dentre outros temas, a autorização do curso de Medicina do campus de Lagarto. A reunião ocorreu em 8 e 9 de dezembro de 2010.

Leia também:
Obras da sede provisória do Campus de Lagarto seguem

No documento, a conselheira Maria Helena Machado, coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do CNS (CIRH), destacou “a integração da universidade, das três esferas de governo e dos conselhos estadual e municipal e o projeto de desenvolvimento do Estado e dos municípios”.

A equipe do CNS enviou uma equipe in loco para “avaliar as condições, instalações e ambiente institucional”. A visita técnica à sede da UFS e a Lagarto teve o objetivo de subsidiar o plenário do conselho em sua decisão.

O curso de Odontologia, que também necessita de parecer favorável do CNS para entrar em funcionamento, ainda não foi apreciado pelo conselho. A reunião ainda não tem data marcada.

Vestibular

O vestibular 2011, que ocorreu em dezembro, foi o primeiro processo seletivo para o campus de Lagarto. Foram ofertadas 300 vagas para os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Medicina deve entrar no vestibular 2012, que acontece em dezembro deste ano. Serão 50 vagas anualmente no turno integral (manhã e tarde) e com duração de 12 semestres letivos.

Inicialmente, o campus funcionará em instalações provisórias no Colégio Estadual Abelardo Romero (o Polivalente), cedido pelo Governo do Estado. As aulas começam em 14 de março.

Sobre o CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

Dentre suas competências, está a articulação com o Ministério da Educação quanto à criação de cursos de ensino superior na área da saúde, no que concerne à caracterização das necessidades sociais.

Visite a página do CNS.

Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 14 de março de 2011, 07:26
Notícias UFS