Seg, 02 de maio de 2011, 03:22

Internet sem fio é mais uma aliada nas tarefas dos estudantes da UFS

Em muitas instituições de ensino é normal que os laboratórios de informática e bibliotecas encontrem-se cheios de alunos que procuram acesso à internet para pesquisas e estudos. Na UFS este panorama começou a mudar graças à tecnologia de comunicação sem fio - Wireless Fidelity (Wi-Fi) -, implantada em junho de 2010. Por enquanto, este tipo de acesso é disponibilizado apenas no campus de São Cristóvão. Nos demais campi, de acordo com o Centro de Processamento de Dados (CPD), a previsão é que no segundo semestre o serviço comece a ser implantado.

A navegação somente é permitida depois da identificação do usuário, com matrícula e senha, que é a mesma utilizada para o acesso aos serviços do ‘DAA Online’ e da ‘Pós On-line’, no caso dos membros da pós-graduação.

Maria Cristina, estudante do curso de licenciatura em Espanhol, era uma das estudantes que recorriam aos computadores da biblioteca para fazer suas consultas na internet. “Quando queria pesquisar alguma coisa na internet aqui na UFS, ia para biblioteca e ficava 30, 40 minutos esperando por um computador. Agora, com essa rede Wi-Fi facilita muito. Posso acessar a internet e adiantar muitas das atividades do meu curso aqui mesmo dentro da didática”.

De acordo com o coordenador de Redes do CPD, Dilton Dantas, “a implantação da tecnologia Wi-Fi trouxe inúmeros benefícios à comunidade acadêmica, principalmente facilitando o trabalho de professores, otimizando as aulas e melhorando o aprendizado de alunos”.

Gabriel Lima, de Engenharia Civil, é outro estudante que usa o serviço nas áreas livres do campus de São Cristóvão. “Com a internet sem fio é possível fazer trabalhos, pesquisas, comunicar-se com outras pessoas com uma facilidade muito grande”. Mas Gabriel lembra que “embora a UFS tenha implantado esse tipo de tecnologia, sua estrutura ainda é um pouco deficiente. São poucos os lugares de acesso e às vezes a velocidade oscila muito”.

Para reduzir esses problemas, a Rede Metropolitana (MetroAju), que a UFS faz parte juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), a Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa Tabuleiros Costeiros), aumentou o ponto de presença da rede, passando de 34 megas para dois enlaços de 10 gigas.

Dilton Dantas, que coordena o Ponto de Presença da MetroAju, explica que “existia um gargalo no ponto de presença da rede. Com essa expansão do link a UFS passa a ter um 1 giga real de velocidade, que era limitado por causa do ponto de presença”.

Mais pontos

O próximo passo agora é aumentar os pontos de acesso da rede sem fio no campus de São Cristóvão e implantá-los nos demais campi (Saúde (Hospital Universitário), Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto).

“A grande vantagem da rede Wi-Fi é a sua disponibilização a toda comunidade em vários locais e a qualquer hora. Assim, as pessoas tem acesso à internet, serviços diversos e conteúdos para pesquisa mesmo que não estejam nos laboratórios ou biblioteca’’, destaca o coordenador de Redes do CPD.

Atualmente, a rede sem fio na UFS encontra-se instaladas nas didáticas I, II, III e IV, na Biblioteca Central (Bicen), no Diretório Central dos Estudantes (DCE), no CCET (nas adjacências da Engenharia Civil), no CCBS (nas adjacências da Fisiologia) e no Restaurante Universitário (Resun).

Download

O CPD pretende fazer um estudo para verificar a possibilidade da liberação de páginas que contenham arquivos de vídeo, música e imagem para download. Segundo Dilton, o serviço para baixar arquivos da internet é bloqueado por questão de segurança e como forma de preservar a navegabilidade da rede.

Sabia mais

Conheça os termos de acesso à rede sem fio da UFS.

Juacy Junior (estagiário)
Luiz Amaro