Qua, 25 de maio de 2016, 09:35

UFS homenageia Antônio Garcia Filho
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25

Dando continuidade às comemorações dos seus 48 anos e integrando a “Semana Antônio Garcia Filho”, na qual vários órgãos públicos homenageiam o centenário de um dos maiores nomes da Medicina no estado, a Universidade Federal de Sergipe realizou na manhã desta quarta-feira, 25, solenidade de aposição da placa de 100 anos na herma do médico, localizada no Hospital Universitário (HU).

Nascido no município de Rosário do Catete (a 40 km de Aracaju) em 29 de maio de 1916, Antônio Garcia Filho não apenas se faz presente na entrada do Campus da Saúde ou no Campus de Lagarto, que leva o seu nome, mas em toda a história da Universidade Federal de Sergipe, uma vez que foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do estado (1961) e seu primeiro diretor, tendo conseguido perante o seu irmão e então governador do estado, Luiz Garcia, a sede própria da instituição.

Durante a solenidade, o professor Eduardo Antônio Conde Garcia, ex-reitor da UFS no período de 1984 a 1988 e filho do homenageado, falou sobre a trajetória do pai na luta por uma sociedade inclusiva e por uma educação além do seu tempo.

“Feliz é a comunidade que pode reverenciar o seu passado e respeitar a história do tempo. Meu pai viveu numa província sem estar na província, viu o futuro da educação quando ela ainda ensaiava engatinhar e muitos de nós fomos beneficiados com esse inconformismo social. A Faculdade de Medicina foi só o marco de uma necessidade ampla de colocar a saúde em primeiro lugar no nosso estado”, ressaltou Eduardo Conde.

O reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, também enalteceu o trabalho de Antônio Garcia Filho e falou sobre a importância da expansão de cursos da saúde dentro da UFS. “É impossível pensar nos inúmeros cursos da área de saúde da nossa universidade sem relembrar a figura de Antônio Garcia Filho. Ele sempre esteve atento às necessidades da academia e da população e, principalmente, à frente do seu tempo. Não por acaso existe esse busto aqui no Hospital Universitário e reservamos a ele o nome de um campus que promete ser a referência em saúde do nosso estado, o campus de Lagarto”, discursou o Angelo Antoniolli antes da aposição da placa.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores de Sergipe (Sobrame), Lúcio Prado, o presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), José Anderson Nascimento, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFS (CCBS), Antônio Carlos Paixão, servidores da UFS e do HU.

Além de médico e acadêmico, Antônio Garcia Filho integrou a Academia Sergipana de Letras (ASL), onde ocupou a cadeira de número um, foi diretor de cultura e arte da UFS, um dos incentivadores do Festival de Cultura e Arte de São Cristóvão e criou o Encontro Cultural de Laranjeiras, um dos eventos mais tradicionais do estado.

A Semana Antônio Garcia Filho prossegue nos próximos dias 28, no Museu da Gente Sergipana; 30, em sessão solene conjunta nas Assembléias Sergipanas de Medicina e de Letras e 30 de julho, no campus de Lagarto da UFS.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 25 de maio de 2016, 10:01