Qua, 18 de maio de 2011, 06:21

Saiba a importância de fazer o Exame Nacional de Desempenho

Estudante em situação irregular fica impedido de realizar a colação de grau

Avaliar o rendimento dos alunos de cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Esse é o objetivo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Entre as novidades da edição de 2011, que será realizada em 6 de novembro, está a dispensa dos ingressantes, que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas você sabe a importância de realizar a prova?

Em 2011, o Ministério da Educação estima que cerca de 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos no exame, distribuídos entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música, além dos cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Para a coordenadora de Avaliação Institucional da UFS Lilian França, o principal motivo para o aluno fazer o Enade é que, por ser componente curricular obrigatório, o estudante que estiver em situação irregular fica impedido de colar grau, conforme parágrafo 5°, Art. 4° da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

Mas o Enade não é importante apenas para o estudante. Os resultados da prova interferem diretamente na universidade, já que os cursos que obtiverem Conceito Preliminar de Curso (CPC) menor ou igual a 2 entram em regime especial e devem ser avaliados para que possam ter seu reconhecimento renovado.

De acordo com Lilian, em 2010 quatro cursos da UFS tiveram CPC menor do que 2 e já tiveram de encaminhar um plano de melhoria de ensino e aguardam visita in loco de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São eles: Ciências Contábeis, Direito, Estatística e Radialismo.

Mas nem sempre o resultado do CPC corresponde à realidade do curso. Em decorrência do “boicote”, os cursos tem uma nota abaixo da sua verdadeira situação. “Os motivos para o aluno agir dessa forma vão desde os ideológicos até os de ordem pessoal”, diz a coordenadora.

“As instituições devem orientar os alunos acerca da importância do desempenho de cada um no Enade. Isso tem sido feito, mas, às vezes, cursos excelentes, com reconhecimento nacional, ficam com conceito baixo, o que pode acarretar dificuldades futuras, tanto na inserção no mercado quanto para a continuidade dos cursos na instituição”, alerta.

Inscrição

Outra novidade do Enade 2011 é a regularização dos estudantes em situação irregular em anos anteriores. A simples inscrição desses alunos basta para que a situação seja estabilizada. Mas o detalhamento das normas do Enade 2011 será reunido e publicado no Manual da Prova, que deve ser publicado até 31 de maio.

Como de praxe, a inscrição no exame é de responsabilidade das instituições de educação superior. O prazo vai de 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes que constam como irregulares devem ser inscritos antes, no período de 20 a 30 de junho. De 22 a 31 de agosto o próprio estudante terá acesso à página eletrônica do Inep para confirmar informações.

Mais informações no blog da Coavi ou na página do Inep.

Atualizado em: Qua, 18 de maio de 2011, 07:09