Qua, 18 de maio de 2011, 06:35

Estudantes de Contábeis e pós em Física são premiados

Dois eventos no mês de abril tiveram saldo positivo para estudantes da UFS

Dois eventos no mês de abril tiveram saldo positivo para estudantes da UFS: um evento de Física Médica premiou os estudantes do curso de pós-graduação em Física; e outro, de Ciências Contábeis, premiou em segundo lugar um aluno do curso do campus de Itabaiana.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada premiação.

Pós em Física

Os alunos do Núcleo de Pós-Graduação em Física da UFS Marcos Alexandre Dullius e Carolina Melo de Abreu tiveram seus trabalhos premiados na 18ª Conferência Internacional de Física Médica (ICMP), realizada em Porto Alegre-RS, em abril. Marcos foi laureado na categoria pôster e Carolina na categoria apresentação oral.

Marcos Alexandre concorreu com o seu projeto de mestrado, cujo título é Development of cardiac simulator for use in nuclear medicine (Desenvolvimento de um simulador cardíaco para uso em medicina nuclear). O trabalho “consiste no desenvolvimento de um equipamento, chamado de simulador cardíaco, que ajuda no controle de qualidade das clínicas que fazem o uso da medicina nuclear”.

Ele relata, ainda, que “existe uma carência deste tipo de equipamento nas empresas nacionais, e como existe um custo elevado para importação do simulador, decidi desenvolver este material que facilitaria a aquisição pelas clínicas”.

Já a doutoranda Carolina Melo apresentou oralmente o trabalho Long-lasting phosphorescence scintillators for use in radiological protection (Cintiladores fosforescentes de longa duração para uso e proteção radiológica). Em 2010, ela já havia sido premiada no XXVIII Encontro Nacional de Física, realizado em Águas de Lindóia-SP com o estudo Luminescent model for the long lasting emission of CdSiO3 doped with transition metals (Modelo luminescente para emissão duradoura de CdSi03 dopado com metais de transição, em tradução livre). Saiba mais aqui.

O trabalho de doutorado de Caroline é uma continuação da sua pesquisa de mestrado que consiste no estudo de um material chamado de silicato de cádmio, utilizado, por exemplo, no revestimento de cerâmicas com aplicações em sinalizadores de saídas de emergências e possíveis detectores de radiação no ambiente.
A professora Zélia Soares, coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Física, ressalta que "os prêmios recebidos reafirmam o esforço de alunos e professores do NPGFI para o desenvolvimento de trabalhos originais, inovadores e de qualidade reconhecida por toda a comunidade científica.”

Para os alunos, a premiação é um reconhecimento da importância de suas pesquisas e ajuda na construção de um currículo. É importante também para fortalecer a continuidade dos seus projetos.

O evento

A 18ª Conferência Internacional de Física Médica (ICMP) contou com a participação de 489 pesquisadores vindos de 30 países. Ao final do evento, que ocorreu de 17 e 20 de abril, foram premiados os três melhores pôsteres e as três melhores apresentações orais.

Veja mais informações do encontro no site.

Ciências Contábeis

O estudante Luiz Antônio de Oliveira Dantas, do 2º período de Ciências Contábeis do campus de Itabaiana, teve seu artigo premiado em 2º lugar na 14ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Ciências Contábeis (Erecic 2011), que aconteceu em São Luís (MA) entre os dias 21 e 24 de abril.

O artigo, intitulado “Aplicação do teste de Kolb na análise dos estilos de aprendizagem em ingressantes do curso de Ciências Contábeis” (leia-o aqui), tem como objetivo mostrar aos professores que o estilo de aprendizagem influencia muito no aprendizado do aluno, além de ressaltar que a relação professor-aluno é fundamental para o empenho do docente.

Segundo o estudante, que foi orientado pelo professor René Alain Santana de Almeida, a sua premiação serviu de estímulo não só para ele, mas também para os colegas. ”Foi muito importante. Um aprendizado para mim e para a minha turma, que já se organiza para colocar projetos em andamentos”, afirmou.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 18 de maio de 2011, 06:36