Qua, 18 de maio de 2011, 07:03

Acordo de cooperação com entidade estadual mexicana

O acordo expressa o compromisso de promover o intercâmbio de pesquisadores

A UFS assinou na semana passada um convênio de cooperação internacional com o Conselho de Pesquisa e Avaliação da Política Social do Governo do Estado de México. Na ocasião, o reitor da UFS Josué Modesto dos Passos Subrinho, juntamente com o secretário executivo do conselho, Eriko Flores Pérez, firmaram o acordo, que tem duração de três anos.

O acordo expressa o compromisso de promover o intercâmbio de pesquisadores, o desenvolvimento de projetos de extensão na área de inclusão social, envolvendo professores e alunos.

O professor do Departamento de Economia Ricardo Lacerda, que fez a ponte entre as duas instituições, explica que "o instituto mexicano busca subsídios para sua política de inclusão social. Como o Brasil é referência no assunto, eles vieram visitar algumas universidades que tenham se destacado no tema".

Ricardo Lacerda relata que “a UFS foi escolhida, primeiramente, porque tem uma política de inclusão social muito forte”. Fatos comprovados com o aumento do número de vagas no vestibular e a adoção da política de cotas. Medidas que possibilitaram a entrada de pessoas de classe social menos favorecida nos cursos de graduação.

Além disso, “a UFS, sobretudo, através do grupo de economia solidária também tem uma prática de avaliação de inclusão social. Então esse organismo do México estava interessado em conhecer essas práticas da universidade” continua.

Com a aliança, a UFS também pode aprender com algumas práticas de inclusão social empreendidas no Estado do México. “Uma das coisas mais inovadoras é que as metas de avanço da política social são pactuadas com a sociedade. Então, o governo apresenta para a população o quanto vai avançar em setores como saúde, emprego, economia e essas metas são aprovadas na Assembléia do Estado do México”, diz Ricardo.

Para Ricardo, com a assinatura do acordo falta agora que o convênio geral se desdobre em ações especificas para, então, as instituições começarem a desenvolver projetos em conjunto.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 18 de maio de 2011, 07:04