Seg, 30 de maio de 2016, 11:03

Roda de Conversa traz lembranças de servidores
Terceira edição da roda aconteceu na última quarta, 25, na sala dos Conselhos Superiores
Judite, Carlos Roberto, Conceição, Manoel Messias e Marly: emoção marcou o evento.

Dando continuidade à semana de comemoração dos 48 anos da UFS, aconteceu na tarde da quarta-feira, 25, a Roda de Conversa “A história da UFS contada por aqueles que ajudaram a construí-la”.

Foi na sala dos Conselhos Superiores que a terceira edição da roda uniu as memórias dos professores Carlos Roberto Bastos Souza e Judite Oliveira Aragão e dos técnicos Marly Souza Alves e Manoel Messias de Jesus, e fez delas detalhes importantes de uma história maior.

O professor Carlos Roberto rememorou a gestão de Aloísio de Campos e a mudança da universidade de Aracaju para São Cristóvão. A distância e a mata que cercava o campus foram dificuldades apontadas pelo professor e por ouvintes. Além disso, ele relatou sua atuação nos processos de aquisição de mesas para sala de aula, livros para o acervo da Biblioteca Central (Bicen) e recursos básicos para o Restaurante Universitário (Resun).

Com um sorriso no rosto e a voz embargada pela emoção que lhe tomava a aparência, a técnica Marly relembrou momentos singelos atrelados às atuações na Divisão de Trânsito (Ditran) e no Departamento de Administração Acadêmica (DAA). Marly desenhou cenas nas mentes dos presentes que viram as dificuldades na ponte de madeira que dava acesso à universidade, assim como a felicidade pela toalha que servia de base para o almoço trazido com carinho por um de seus amigos.

Colegas de ontem e de hoje prestigiam relatos dos participantes. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Naquela época, “muitos colegas retornavam às suas casas para o almoço, mas como eu morava muito longe preferia ficar aqui. Tinha um amigo que trazia almoço para todo mundo, e servia numa toalha. Eu achava aquilo tão bonito”.

A fala seguinte trouxe a suavidade da professora Judite, que durante 28 anos atuou nos programas de graduação reorganizando a estrutura acadêmica, principalmente na década de 90. “Espero que a minha passagem pela UFS tenha contribuído para sua história”.

Encerrando as memórias que percorreram pela mesa, o técnico Manoel Messias recordou os tempos de militância sindical e da relação que tinha com os alunos sabendo dos nomes de todos que cursavam as quatro graduações existentes na década de 80.

Para Maria da Conceição Almeida Vasconcelos, pró-reitora de Extensão, a Roda de Conversa é de extrema importância porque consiste numa “oportunidade de saborear experiências e reviver memórias”. Além disso, ela considera o evento algo singular e um dos mais emocionantes da programação dos 48 anos.

Veja as fotos do evento.

#UFS48ANOS: “A história da UFS contada por aqueles que ajudaram a construí-la”

Atualizado em: Qui, 09 de junho de 2016, 16:04