Seg, 30 de maio de 2016, 12:07

Lançado novo Portal UFS
Portal traz na página inicial links rápidos para vários setores

Dinâmico, moderno e de fácil acesso, o Portal UFS está de cara nova. Desenvolvido através da parceria entre Assessoria de Comunicação (Ascom), Núcleo de Editoração e Audiovisual (Neav) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o novo portal oferece ao internauta acesso mais rápido às informações.

Veja as fotos do evento de lançamento do novo Portal UFS.

O portal agrega em sua página inicial links rápidos que direcionam para os vários setores da universidade, abrangendo todas as áreas. Em um ou dois clicks, o internauta poderá ter acesso à páginas da assistência estudantil e Sisu, por exemplo, assim como ser direcionado às páginas do Hospital Universitário e ter acesso à informações sobre extensão, pesquisa e inovação, além de noticias da reitoria, artigos e agenda.

O vice-reitor André Maurício Conceição de Souza mostrou a importância do portal para a instituição. “Esta página é a porta de entrada da universidade e é fundamental que tenha esta dinâmica e leveza. Acredito que no futuro a universidade inteira esteja dentro deste portal”.

A professora Messiluce Hansen, coordenadora do Neav, esteve a frente do projeto desde a sua idealização, em 2013. Ela explica que a nova página foi elaborada com a preocupação de atender a necessidade do público. “Este modelo de portal está mais próximo dos anseios da comunidade interna e externa. O acesso à informação está de uma forma mais intuitiva. Ele atende a alguns requisitos de segurança e cumpre de maneira eficiente a acessibilidade e navegabilidade da UFS para com o público”.

Uriel Marx, do NTI explica que a acessibilidade é um dos pontos fortes do site. “Como o antigo portal não era uma tecnologia nossa, era mais difícil trazer acessibilidade ao site. Agora podemos facilitar através deste novo modelo de acesso. E todo o conteúdo que já tinha no antigo site será mantido.”

O lançamento do portal aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, na Sala dos Conselhos. Na mesma ocasião, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) fez o lançamento de portfólios e a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) divulgou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O evento fez parte das comemorações do 48° aniversário da UFS.

Portfólios

Lançado em português e inglês, os portfólios tem como objetivo divulgar e internacionalizar as ações da UFS. O pró-reitor Marcus Eugênio explica que o lançamento destes portfólios é de grande importância para a universidade. “Considero que essa ação é um fato fundamental para a internacionalização da instituição e coloca a UFS no mapa da pesquisa internacional”.

As peças mostraram as ações da Coordenação de Inovação e Tecnologia (Cinttec) com um sumário de registros como marcas, patentes e grupos envolvidos em atividades de inovação. A Coordenação de Pesquisa (Copes) apresentou os grupos de pesquisa da UFS e a Coordenação de Pós-Graduação (COPGD) trouxe um catálogo dos cursos de pós-graduação com informações das linhas de pesquisa e área de atuação. Os portfólios também trataram dos convênios de internacionalização da UFS e ações relacionadas à área, desenvolvidas pela Coordenação de Relações Internacionais (Cori).

O formato, que é eletrônico, é dinâmico e permite a atualização. O objetivo futuro é disponibilizar os portfólios em espanhol e francês.

Acesse os portfólios:

- Catálogo de Cursos de Pós-Graduação;

- Catálogo de Grupos de Pesquisa.

Plano de Desenvolvimento Institucional

O pró-reitor de Planejamento, Rosalvo Ferreira Santos, apresentou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que é resultado de debates e contribuições das unidades administrativas e acadêmicas vinculadas aos centros, departamentos e coordenação de cursos e visa tornar a universidade mais pluralista, democrática e inclusiva.

“Me sinto como parte de um processo de construção, e o PDI representa isso muito bem. É um documento feito por muitas mãos, de forma democrática e participativa, que possibilita uma avaliação de nossas metas anuais. Ele sinaliza a maturidade da instituição e podemos ter indicadores para sabermos se alcançamos ou não nossas metas em diversos aspectos”, explica Rosalvo

O documento tem como foco os principais problemas didático-pedagógicos e avalia cinco dimensões: Qualidade e desempenho acadêmico; Sustentabilidade e qualidade de vida; Gestão organizacional e desenvolvimento de pessoal; Relação com a sociedade; e Infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão.

Acesse o PDI aqui.

Atualizado em: Seg, 30 de maio de 2016, 12:28