Seg, 13 de junho de 2016, 16:32

Livraria da Editora UFS lança site
Site conta com obras impressas vendidas a baixo preço e obras digitais gratuitas

As obras científicas e artísticas produzidas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe agora podem ser acessadas e baixadas em alguns segundos. O motivo é que no dia 30 de maio a Editora UFS lançou o site da sua livraria, que já conta com 55 títulos, entre obras impressas vendidas a baixo preço e obras digitais gratuitas.

Leia também:

Editora UFS cria o Manual do autor

A compra deverá ser realizada por encomenda mediante e-mail para editora.ufs@gmail.com com recebimento via Correios, através de postagem simples e com o acréscimo de uma taxa de postagem de R$ 10 (sujeita a reajuste). Pode-se realizar a compra também na loja física localizada na Biblioteca Central, na Cidade Universitária. Em ambos os casos, o pagamento é feito via Guia de Recolhimento da União (GRU).

O site surgiu da demanda do público leitor de encontrar as obras de forma mais simples, rápida e fácil, o que confere projeção à produção universitária e faz com que a editora ganhe amplitude fora da UFS. Antes, apenas um catálogo com a listagem de títulos era disponibilizado. Com a interface, cada livro tem sua própria página, onde contém informações como capa, autor, ano de lançamento e descrição, podendo ter o link divulgado pelo próprio autor.

O coordenador gráfico da Editora UFS, Vitor Braga, conta que o principal intuito do site é divulgar as obras, pois não se trata de uma editora comercial que tem como maior preocupação o fechamento positivo do orçamento no final do mês. “Faz parte da missão da editora, para além de vender livros, difundir o conhecimento dos professores da universidade”.

Novos títulos

Diariamente chegam novos títulos ao site. Até o final de 2016 espera-se que as 263 obras já publicadas pela editora estejam disponíveis. Mesmo os livros impressos fora de estoque estão disponíveis para consulta no site, porque podem gerar interesse. Segundo Vitor, os livros podem ser reeditados em formato digital de acordo com a demanda. “Se recebermos muitas mensagens à procura de um livro fora de estoque por que não pensar em reeditar num formato digital e disponibilizá-lo em download?”.

Segundo Vitor, desde a criação da página do Facebook a editora vende mais livros. Com apenas catorze dias no ar, o site já demonstra um crescimento ainda maior do interesse pelas obras, através do grande número de downloads e de contato via e-mail. A procura dos professores interessados em publicar também é maior, reflexo do estímulo à produção.

Publicação

As obras publicadas pela Editora UFS são avaliadas pelo Conselho Editorial e, em alguns casos, por consultores ad hoc convidados. A seleção é feita de acordo com as categorias “Publicações impressas avulsas”, a partir do financiamento do autor e/ou de instituições de fomento; “Publicações impressas aprovadas nos editais públicos”, obras financiadas pela UFS com ou sem a parceria de outras instituições; e “Publicações digitais aprovadas nos editais públicos”, obras selecionadas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), dentro do Programa de Publicações Digitais (PPD).

Visite o site da editora e confira as orientações para publicação, além de outras informações.

Atualizado em: Seg, 13 de junho de 2016, 16:41