Qui, 18 de agosto de 2016, 11:34

Conheça as revistas científicas produzidas na UFS
Dos 41 periódicos, 23 estão com conteúdo disponível na internet

A cada vez que um conteúdo circula ele impulsiona a roda de produção de conhecimento. A fim de divulgar e estimular o estudo nas áreas em que atuam, grupos de pesquisas, laboratórios, programas de pós-graduação e pró-reitorias da Universidade Federal de Sergipe produzem as revistas científicas disponíveis no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UFS (Seer/UFS).

O Seer foi criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para editoração de periódicos científicos eletrônicos e tem processo editorial recomendado pela Capes. Na UFS, o sistema conta com 41 revistas, das quais 23 estão com conteúdo disponível.

Apesar de possuírem rotinas de produção e publicação independentes, de acordo com seus perfis editoriais, todas as revistas podem ser assinadas gratuitamente e terem artigos submetidos através do cadastro, que permite ao usuário as opções de leitor e autor. Há revistas de diferentes áreas do conhecimento.

mg 0046b

Para Israel Barnabé, editor do segundo volume da Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação (Revipi), é interessante para os alunos terem artigos em periódicos do Seer, uma vez que esses materiais possuem reconhecimento na comunidade científica.

Tal reconhecimento é evidenciado através do ISSN, código único que identifica publicações seriadas distribuído pelo IBCT, presente em todas as revistas publicadas da UFS, e o Qualis Capes, que estratifica a qualidade da produção em indicativos em ordem decrescente: A1;A2, B1;B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. Há também periódicos com DOI (Digital Object Identifier), que é um sistema para identificação de documentos em redes de computadores.

Revistas ativas no Seer

A Revista de Estudos de Cultura (Revec) acaba de tirar do forno seu número 4 com o tema “O Marquês de Pombal e a Invenção do Brasil”. Lançada no ano passado, a Revec é uma publicação quadrimestral do Departamento de Letras Estrangeiras e dos programas de pós-graduação em Letras e Educação que publica artigos, traduções e resenhas das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e de Letras, Linguística e Artes, a fim de avançar na reflexão sobre a cultura moderna e contemporânea.

Para Luiz Eduardo Oliveira, editor-chefe da Revec, a intenção é colocá-la no mapa das discussões dentro e fora da academia sobre vários temas relacionados às humanidades. “Para o nosso grupo de pesquisa, a revista faz com que ele funcione como um polo aglutinador de pesquisadores de várias áreas do conhecimento”, afirma.

A Revipi é outra revista que disponibiliza o conteúdo no Seer. Lançada em 2015 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), o objetivo consiste em criar um espaço de publicação de trabalhos do Pibic e Pibix premiados na UFS. Em julho deste ano, a revista lançou seu segundo número e a previsão é que até novembro o terceiro esteja disponível.

“Às vezes, trabalhos muito bons não são lidos e a Revipi permite a divulgação desses trabalhos depois de avaliação da banca de pareceristas”, conta Israel, que também é coordenador de Relações Internacionais da UFS (Cori).

A revista Acta Fish, editorada pelo professor do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, José Milton, que também presta assessoria ao Seer na UFS, publica artigos à medida que eles são submetidos e avaliados pelo conselho editorial, sem a necessidade de fechamento de edição.

Confira abaixo a lista das revistas com conteúdo no Seer (fonte: professor José Milton, da assessoria do Seer na UFS):

A Palo Seco - Escritos de Filosofia e Literatura

Revista Curiá: Múltiplos Saberes