Qui, 25 de agosto de 2016, 14:14

Professor de Portugal conhece práticas de TI no Hospital Universitário
A visita do professor e pesquisador, Rui Rijo, serviu para conhecer a realidade do HU em termos de uso da Tecnologia da Informação
Adicinéia Oliveira, chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital (SGPTI) ao lado de Rui Rijo, coordenador do curso Mestrado de Informática em Saúde da Universidade do Porto (Portugal). (foto: HU)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu a visita do coordenador do curso Mestrado de Informática em Saúde da Universidade do Porto (Portugal). Rui Rijo esteve no HU-UFS a convite da chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital (SGPTI), Adicinéia Oliveira.

“Conheci Rui por meio de contatos profissionais que estabeleci em Portugal. A visita dele ao Hospital Universitário de Sergipe serviu para conhecer a nossa realidade em termos do uso da Tecnologia da Informação no HU, verificar o que estamos fazendo aqui para, assim, possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.

O pesquisador, que é professor do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, afirmou que a visita ao HU de Sergipe foi possível graças a uma parceria profissional com a professora Adicinéia. “Estou no Brasil para desenvolver algumas pesquisas, e uma delas envolve a professora Adicinéia, a quem agradeço pela parceria. Minha ideia agora é fazer uma caracterização completa, de maneira que os pesquisadores e a indústria consigam convergir em seus interesses, proporcionando melhorias para todos”, resumiu.

Observatório

Rijo se refere à criação de um Observatório dos Sistemas de Informação em Saúde, fundamentado em uma parceria entre instituições públicas e privadas do Brasil e de Portugal. A base inicial é um questionário, cuja aplicação ocorre de forma presencial em hospitais identificados como referência.

“Este questionário visa caracterizar os principais sistemas de informação utilizados e as principais dificuldades e necessidades. Os dados recolhidos são confidenciais. Para o estudo, serão publicamente divulgados apenas resultados agregados e pontuais”, detalhou Adicinéia.

De acordo com ela, o objetivo principal do estudo é fazer um levantamento das realidades brasileira e portuguesa em termos de Sistemas de Informação em Saúde. “Isso permite a criação de sinergias para que se promovam a cooperação e as boas práticas na área, em instituições hospitalares, nas empresas desenvolvedoras de soluções e, por fim, cientificamente”, pontuou a professora.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Qui, 25 de agosto de 2016, 15:18