Seg, 12 de setembro de 2016, 17:20

Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” realiza sua décima edição
Evento será realizado de 22 a 24 de setembro
Professor Bernard Charlot explica que o Educon surgiu de um grupo de pesquisa para mostrar que a formação dos estudantes deve estar ligada à pesquisa.

Entre os dias 22 e 24 de setembro acontece o X Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (Educon) no campus de São Cristóvão. O evento promove debates ligados a diversos eixos como: políticas públicas, cultura e religião; música, corpo e sexualidade; tecnologia e mídia, entre outros.

Segundo Bernard Charlot, professor da Universidade de Paris 8 e docente visitante do Departamento de Educação da UFS, o evento surgiu de um grupo de pesquisa com o mesmo nome do colóquio para mostrar que a formação dos estudantes deve estar ligada à pesquisa.

Bernard lembra que no começo o Educon era voltado principalmente aos alunos de licenciatura. “Depois a ideia foi ampliada. Além dos estudantes de educação queremos que seja aos poucos construído para todos os estudantes da UFS”, explica.

O professor ressalta também que o intuito é juntar qualidade e democracia. “Portanto pretendemos construir um colóquio internacional, recebendo integrantes das universidades do Canadá, França, Portugal, mas também de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outras. Também é uma forma de trazer um evento de caráter nacional e internacional para o Nordeste”.

Para a professora Veleida Anahi, a troca de conhecimentos realizada por pessoas de outras culturas e valores torna o Educon uma experiência ainda mais rica. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Nessa mesma linha, Veleida Anahi, professora do Departamento de Educação e coordenadora da comissão organizadora, destaca que, além de tratar sobre assuntos importantes da atualidade, o colóquio também torna ainda mais conhecido o nome da universidade. “Mas, fora isso, algo que compreendo ser ainda mais importante é a troca de conhecimentos, porque é o momento em que vêm pessoas de outras culturas e valores apresentar seus trabalhos, o que torna a experiência ainda mais rica”.

Veleida diz que chegar à décima edição traz muita felicidade e que, apesar das dificuldades de organizar um colóquio de grande porte como esse, poder contar com a colaboração dos servidores e da administração da UFS acaba servindo como motivação. “Cada professor, cada aluno já fica esperando para apresentar seu trabalho, então para a gente esse sucesso é tanto uma responsabilidade quanto um prazer muito grande”.

Educon 2016

O Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (Educon) acontece anualmente desde 2006. O evento é dividido em 24 eixos, todos ligados de alguma forma à educação. Engloba conferências, mesas redondas, lançamento de livros, além de uma apresentação cultural do Quarteto de Violões do Departamento de Música (DMU) logo na abertura. As conferências serão proferidas por palestrantes do Brasil e de outros países.

A programação começa na quinta-feira, 22, com a conferência do professor da Universidade de Lyon 2, Philippe Meirieu, intitulada “Dos lugares-comuns aos conceitos chaves da pedagogia. Respeito à criança, métodos ativos, motivação, individualização: quais exigências para quais práticas”.

Jane Patrícia Haddad, psicanalista e professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), ministra a conferência intitulada "Novas configurações familiares e a contemporaneidade".

A edição deste ano conta ainda com a participação do professor Alain Coulon, da Universidade de Paris 8, que vai abordar o tema “A democratização do acesso ao saber: desafios do ensino superior no Brasil”, e da professora Selma Garrido Pimenta, da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Católica de Santos (UniSantos), que vai tratar das "Novas configurações familiares e a contemporaneidade", além de outras participações.

Para o sábado, 24, está reservada uma sessão especial para apresentação de trabalhos de pesquisadores e aprendizes, desde graduandos a pós-doutores.

Para mais informações acesse o site educonse.com.br

Atualizado em: Seg, 12 de setembro de 2016, 17:34