Ter, 13 de setembro de 2016, 08:49

II Seminário de Gestores da UFS debate temas para melhoria das ações de gestão
Evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)
Evento tem o objetivo de melhorar a relação dos gestores no ambiente de trabalho. (foto: Adilson Andrade/Ascom-UFS)
Evento tem o objetivo de melhorar a relação dos gestores no ambiente de trabalho. (foto: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realizou nessa segunda-feira, 12, o II Seminário de Gestores da UFS. O evento tem como objetivo melhorar a relação dos gestores no ambiente de trabalho. O encontro iniciou pela manhã com o “Workshop e vivência: desenvolvendo habilidades de gestor mediador”, com a participação das palestrantes Cristiane Menezes Santos, juíza de Direito, e Magaly Evangelista, coach, consultora e conferencista.

Veja as fotos do evento.

Facilitado pela professora do Departamento de Secretariado Executivo (DSE), Sueli Pereira, o espaço da tarde começou com uma dinâmica que visava fortalecer a interação no ambiente de trabalho. Com abraços, apertos de mão e gargalhadas, a palestra “Usando a relação interpessoal para melhorar a sua vida e a dos outros” seguiu com uma contextualização teórica da relação interpessoal e com orientações comportamentais para serem aplicadas no trabalho.

A palestra foi marcada pelo contato mais próximo entre os gestores, por textos e vídeos que traziam situações de conflito e pela importância no cuidado ao tratamento com o outro.

De acordo com as explicações dadas por Sueli, a relação interpessoal se caracteriza pela conexão feita por duas ou mais pessoas do mesmo ciclo e pela maneira como o outro é tratado considerando valores, culturas, crenças e experiências.

Para Sueli, a palestra e as dinâmicas sobre o tema são importantes para mostrar o quanto essas relações favorecem o resultado de um grupo de trabalho. “A partir dessa experimentação e do entendimento do conceito será fácil transportar o que estamos discutindo aqui para observar qual conflito está acontecendo em seu departamento para que possa ser trabalhado a partir da relação interpessoal”, destaca.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ednalva Freire Caetano, a Progep estava recebendo algumas reclamações acerca de situações de conflito em alguns setores da UFS e a ideia do evento foi trabalhar essas questões para que os gestores possam minimizá-las antes de elas chegarem à pró-reitoria.

“Nós temos um programa de capacitação de servidores e detectamos que tínhamos pouca capacitação para os gestores. Todos têm a capacidade técnica muito alta, mas a relação interpessoal precisa ser sempre aperfeiçoada”, ressalta.

Gestores

Raquel Soares trabalha na Divisão de Atendimento ao Servidor (Diase) e está fazendo um curso na área de relação interpessoal. Para ela, é preciso aprender a como se comunicar, interagir e conviver com os colegas de forma positiva. Além disso, Raquel considera que a palestra é importante por ela estar trabalhando e se relacionando com pessoas, considerando que cada um tem sua visão de mundo.

“É importante que a gente tenha conhecimento através de pessoas preparadas que venham mostrar como a gente pode viver melhor com as pessoas e entender as diferenças do outro”.

Para a professora Débora Eleonora, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a palestra é importante porque auxilia quem não tem preparação especializada para cargo de gestão.

“Para essas pessoas que não têm formação como gestor é ótimo porque a gente tem contato e liberdade de conhecer técnicas que nos façam pensar sobre como está sendo a relação com os subordinados e as pessoas de outros setores”.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Ter, 13 de setembro de 2016, 08:59