Ter, 20 de setembro de 2016, 17:22

Quarenta e dois cursos da UFS recebem avaliação positiva do Guia do Estudante
Graduações foram consideradas ‘boas’ e ‘muito boas’
Para a professora Dulce Marta, o conceito 'muito bom' do curso de Farmácia foi adquirido por conta da reformulação no projeto pedagógico e do corpo docente qualificado. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Nos últimos anos a Universidade Federal de Sergipe tem sido bem avaliada pelo Guia do Estudante (GE), publicação da editora Abril direcionada a alunos em preparação para entrar no ensino superior. Em 2016 não foi diferente: 42 cursos dos campi de Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras e São Cristóvão receberam avaliação positiva, sendo 13 deles qualificados com quatro estrelas (muito bons).

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Arqueologia, Administração, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Geografia, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Turismo e Zootecnia receberam a classificação quatro, enquanto outros 29 cursos receberam três estrelas. Veja a relação abaixo da matéria.

Pelo terceiro ano consecutivo o curso de Farmácia foi avaliado com quatro estrelas. Dulce Marta Schimieguel Mascarenhas Lima, subcoordenadora do Departamento de Farmácia (DFA), reconhece que a boa classificação é fruto de uma reformulação no projeto pedagógico do curso, além de um corpo docente qualificado, composto quase exclusivamente por doutores. “Nós também temos muitos projetos de pesquisa e extensão, além de várias bolsas de iniciação científica. Mais da metade dos alunos estão engajados nesses projetos e isso contribui para o desenvolvimento do curso”, disse.

Aurélia Santos Faraoni, coordenadora do DFA, diz já saber o que falta para ganhar a quinta estrela e a excelência como classificação. “Nós já sabemos como conquistar esse título e estamos batalhando para que isso aconteça no próximo ano, com a criação da Farmácia Universitária, exigida pelo MEC”, afirma.

Rosana Eduardo, de Turismo, avalia que o bom desempenho é fruto do amadurecimento do curso, que cada vez mais tem tornado acessível pesquisas, ações de extensão, intercâmbios e visitas técnicas. (foto: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

O curso de Turismo também recebeu quatro estrelas. Rosana Eduardo, chefe do Núcleo de Turismo (NTU), acredita que o resultado é fruto do amadurecimento do curso, que cada vez mais tem tornado acessível pesquisas, ações de extensão, intercâmbios e visitas técnicas aos estudantes e professores. Rosana ainda ressalta que a qualificação dos docentes contribuiu para o resultado positivo. “A avaliação contemplou todas as ações que o curso vem realizando e demonstra que estamos efetivamente desenvolvendo nossas habilidades. Estamos em processo de amadurecimento e acho que isso resultará em muitos frutos”, disse a professora.

Para Hélio Mário de Araújo, chefe do Departamento de Geografia (DGE), a avaliação do Guia do Estudante é importante para a conjuntura do curso porque mostra para a sociedade o que a UFS tem a oferecer. “Agora o Guia do Estudante inseriu critérios de avaliação já utilizados pelo Inep e pelo Ministério da Educação, tornando a qualificação mais séria e considerando pontos relevantes. Esse resultado consequentemente repercute dentro e fora da instituição”, afirmou o professor. A avaliação qualificou como “muito bom” (nota quatro) o curso de Geografia – bacharelado.

O curso de Arqueologia do campus de Laranjeiras também recebeu quatro estrelas na avaliação. A coordenadora, Olivia Alexandre de Carvalho, considera o resultado como uma ação conjunta entre professores e alunos do Departamento de Arqueologia (Darq). “Já tivemos outras avaliações positivas em anos anteriores e esta é importante porque atesta a qualidade do curso. Temos um quadro docente qualificado e uma boa estrutura curricular, além de discentes dispostos a trabalhar conosco”, disse.

A avaliação feita pelo Guia do Estudante resultará na publicação “GE Profissões Vestibular 2017”. A revista irá circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Avaliação

O Guia do Estudante realizou em 2016 a sua 26ª edição da avaliação que mede a qualidade dos cursos de instituições de ensino superior do Brasil. Essa avaliação é feita através de pesquisas com professores e coordenadores acerca de infraestrutura, produções científicas e corpo docente e permite que os avaliadores classifiquem os cursos como bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas). Essa avaliação é feita em um período médio de nove meses e passa por uma série de etapas antes de chegar efetivamente a um resultado final.

Atualizado em: Qua, 21 de setembro de 2016, 14:30