Qua, 21 de setembro de 2016, 17:42

Hospital Universitário promove evento sobre doação de órgãos
A Cihdott do HU-UFS preparou uma programação incluindo palestras, apresentação musical, cadastro e coleta da amostra de sangue para o Redome

A Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, tradicionalmente denominada Setembro Verde, foi destaque nesta quarta-feira, 21, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do HU-UFS preparou uma programação especial para o dia, incluindo palestras, apresentação musical, cadastro e coleta da amostra de sangue para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O evento foi aberto pelo gerente administrativo do HU-UFS, Edélzio Costa Junior, que representou a superintendente Angela Silva. “Estamos muito satisfeitos com a ampliação dos serviços do HU, que passa a abranger as áreas de Oncologia e Transplantes, oferecendo uma qualidade melhor e uma maior capacidade para o desenvolvimento de pesquisas e extensão. Estamos juntos nessa luta pelos transplantes em Sergipe, esperando que em março de 2017 o novo prédio do HU esteja em pleno funcionamento”, pontuou.

De acordo com o presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do HU-UFS, o cirurgião Antonio Junior, o evento de hoje é uma alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

“A nossa intenção maior é sensibilizar as pessoas sobre o tema. No HU, conseguimos neste ano a captação de três doadores de córnea, o que chega a beneficiar até seis pessoas. Esse é o resultado de uma sensibilização, da aglutinação de bons profissionais e do excelente trabalho que vem sendo realizado pela nossa Cihdott”, pontuou o médico, cuja palestra teve como tema Manutenção do Potencial Doador de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

O evento foi iniciado com a apresentação musical do colaborador do HU Fábio Nunes, que cantou músicas religiosas e deu algumas mensagens de fé. Em seguida, o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, falou sobre o Sistema Nacional de Transplantes.

“Infelizmente a doação de órgãos e tecidos em Sergipe é muito incipiente. A nossa expectativa, com a conclusão do Anexo Hospitalar do HU, é ampliar a captação de órgãos e possibilitar a realização de transplantes em nosso Estado, o que beneficiará milhares de pessoas”, enfatizou Benito.

Cihdott

Para falar sobre a Cihdott do HU-UFS, a responsável foi a enfermeira Sineide Linhares, membro da Comissão. “Existe uma sala reservada no HU para a Cihdott, que hoje conta com uma equipe de saúde multiprofissional. A nossa maior finalidade é organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.

O evento prosseguiu com depoimentos de familiares de doadores e receptores de córneas, além de palestra sobre o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, com representantes do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

Beneficiados

Receptores de órgãos também estiveram presentes ao evento. Foi o caso do senhor Antônio Santos, aposentado que passou pelo processo de hemodiálise durante quase oito anos. “No dia que eu soube da notícia que ia receber um rim a emoção foi muito grande. Não tenho nem palavras para agradecer a família de uma pessoa que faleceu e que mudou minha vida. É muito importante ajudar os outros. Hoje em dia toda a minha família se declara doadora de órgãos”, disse.

“Depois do transplante recuperei minha vida social, o meu convívio com a família melhorou bastante. Eu posso dizer que nasci de novo”, complementou seu Antônio, que fez o transplante de rim em 2014, em São Paulo (SP), e faz questão de participar de eventos como esses.

Outro beneficiado com um transplante foi o aposentado José Costa, que recebeu um rim de um doador vivo, seu próprio irmão. “Antes eu ficava um dia na máquina de hemodiálise, outro descansando, direto. Fiz minha cirurgia no início de 2016. Muitas vezes é preciso conscientizar até os familiares de quem precisa de um órgão, porque a salvação pode estar bem perto e muita gente não se sensibiliza”, declarou.

Redome

A programação permanece no auditótio do Hospital Universitário de Sergipe com novo cadastro e coleta da amostra de sangue para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). No último dia 6, uma parceria entre a equipe da Cihdott do HU-UFS e o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) conseguiu cadastrar, no Hospital, 53 voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). No dia 13, esse número subiu para 73 cadastrados.

O evento prossegue no dia 26, com palestra do Grupo Somos sobre o cadastro para ser doador de medula óssea. No dia 27, o projeto Bom Dia passa pelo Ambulatório, Unidade de Imagem e Métodos Gráficos e prédio do Hospital. Neste dia, haverá novo cadastro e coleta da amostra de sangue para o Redome, no Centro Acadêmico de Medicina.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Qua, 21 de setembro de 2016, 17:48