Qua, 28 de setembro de 2016, 15:24

Servidor Cidadão promove debate sobre segurança no trânsito
Policiais rodoviários esclareceram dúvidas de servidores
Policial rodoviário Q. Souza explica quais as maneiras de amenizar o impacto da vítima em caso de acidente no trânsito. (foto: Dayanne Carvalho/ bolsista Ascom-UFS)

Aconteceu na tarde dessa terça-feira, 27, no auditório da Biblioteca Central (Bicen), mais uma edição do Programa Servidor Cidadão, que desta vez discutiu regras de segurança básica e primeiros socorros no trânsito. Com o tema “Direção defensiva: atitudes recomendadas e análise de acidentes de trânsito”, o evento reuniu servidores da UFS e policiais rodoviários federais para diagnosticar atitudes irresponsáveis na direção e soluções para evitar acidentes.

Veja as fotos do evento.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Rose Maria, disse que nesse debate o público foi bem específico. “Nosso maior público dessa vez foi de servidores da UFS que também são motoristas, embora o programa seja direcionado a todos os trabalhadores da universidade”, afirmou.

Q. Souza é policial rodoviário federal e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito e Cidadania. Ele foi um dos encarregados de explicar a função da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e suas atribuições na fiscalização das rodovias brasileiras. O policial acredita que a academia é um dos espaços mais importante para a promoção desse debate. “Aqui nós estamos lidando com um público que, ao mesmo tempo, é formador de opinião e motorista. Boa parte das mortes ocasionadas por acidentes de trânsito envolve universitários, por isso a importância da reprodução do conhecimento trocado aqui”, disse.

Quem também participou do evento foi a técnica administrativa Marcli Liborico. A servidora acompanha o Programa Servidor Cidadão e sempre que pode participa das palestras promovidas pelo programa. “Acho que discutir segurança no trânsito esclarece muitas atitudes nossas e demonstra a preocupação da UFS com o servidor. Venho participando de todas as palestras e elogiando sempre que posso”.

O evento ainda teve a presença do inspetor Nizandro, da PRF, que ensinou noções básicas de como proceder nos primeiros socorros em um acidente de trânsito, e de Jorge Nunes, policial rodoviário que emocionou a plateia com as histórias que vivenciou ao longo de décadas de profissão.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 28 de setembro de 2016, 16:17