Ter, 04 de outubro de 2016, 16:54

Campus de São Cristóvão mantém setor de achados e perdidos na Didática V
Biblioteca Central também guarda materiais perdidos nas dependências do setor
Central de Apoio às Didáticas (CAD) vai espalhar pelo campus de São Cristóvão cartazes sobre o espaço de achados e perdidos de maneira a facilitar a vida daqueles que perderam algo. (arte: Tadeu Tatum/Ascom-UFS)

Você conhece a Central de Retroprojetor Achados e Perdidos? Pois bem, sua função, além de fornecer retroprojetores, aparelhos de som, microfones e outros suportes técnicos aos professores e responsáveis pela organização de eventos, é a de guardar pertences encontrados por alunos e servidores no campus de São Cristóvão.

Segundo Edileuza Andrade, chefe substituta da Divisão de Administração de Imóveis (Divai), muitos alunos sequer têm conhecimento da existência de um local dedicado ao recolhimento e devolução de objetos perdidos, e por isso será realizado um trabalho de divulgação desse espaço. “Pretendemos produzir um inventário de tudo o que tem lá e depois enviaremos à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para que encaminhe ao e-mail dos alunos”.

Edileuza diz ainda que cartazes com a indicação do local serão espalhados em pontos estratégicos do campus de São Cristóvão para facilitar a comunicação com os estudantes. Esses materiais foram produzidos pela Assessoria de Comunicação da UFS (Ascom).

José Nilton Santos Monteiro trabalha na sala de achados e perdidos como auxiliar de serviços gerais. Segundo ele, apesar de alguns alunos terem conhecimento do local, há a necessidade de se ampliar essa divulgação.

Ele conta que durante algum tempo esse espaço localizava-se na Didática III. Agora, a central está no térreo da Didática V, funcionando das 7h30 às 21h sob a coordenação da recém-criada Central de Apoio às Didáticas (CAD). Os contatos são: 3194-6790 e cadinfra.ufs@gmail.com.

Achados e perdidos na rede social

Ainda segundo José Nilton, a central conta indiretamente com a ajuda de um grupo no Facebook intitulado 'Achados e Perdidos UFS', no qual estudantes que encontram quaisquer pertences, sejam caderno, mochila, bolsa, entre outros, postam a foto à procura do dono.

O grupo foi criado em 2013 pelo estudante do 3º período de Zootecnia Rafael Francisco Bomfim dos Santos, 24 anos. Ele conta que a ideia surgiu após ter perdido seu HD externo, encontrado mais tarde por um amigo. O estudante disse que procurou por alguma página ou grupo de achados e perdidos da universidade, mas não obteve sucesso. “Do mesmo jeito que eu precisei, pensei que outra pessoa também poderia precisar”, explica Rafael.

O estudante ainda ressalta quanto é gratificante poder ajudar outros alunos que se encontraram na mesma situação de perder algum pertence importante. “Quando se perde algo importante passamos por um momento de desespero. Eu sei como a pessoa se sente, então é gratificante poder ajudar”.

Atualmente o grupo da rede social conta com mais de 3.000 membros e recebe, segundo o administrador, cerca de três solicitações de participação por dia.

Achados e perdidos da Bicen

Outro setor da universidade que também guarda materiais perdidos no campus de São Cristóvão é a Biblioteca Central (Bicen). Segundo Larissa Valeska, servidora da Bicen, tudo que é encontrado no espaço é levado à Central de Atendimento da biblioteca.

“Os objetos perdidos são diversos: notebook, mochila, óculos, cartão de identificação estudantil, celular, carteira de identidade. Enfim, tudo o que é encontrado é guardado aqui. Nem sempre conseguimos comunicar o dono, pois nem tudo tem identificação, mas o que tem a gente entra em contato por e-mail. Entretanto, nem sempre o proprietário vem buscar”.

Larissa ressalta que esse serviço de devolução não consta entre as competências da Bicen e que os objetos são levados até a Central de Atendimento por ser o setor que mantém mais contato com os usuários da biblioteca.

A CAD

A Central de Apoio às Didáticas (CAD) é uma subdivisão da Divisão de Administração de Imóveis (Divai/Infraufs) e foi criada através da Portaria n° 1.783, de 26 de novembro de 2015 (veja abaixo da matéria). Sua principal função é monitorar as condições físicas e o funcionamento de equipamentos instalados nas didáticas do campus de São Cristóvão.

Antônio Américo Cardoso Júnior, superintendente de Infraestrutura da UFS, diz que, entre os trabalhos que vêm sendo realizados pela CAD desde sua implementação, estão os reparos nos ares-condicionados e nas portas das didáticas.

“A CAD não tem sequer um ano de existência, mas já vem executando diversas ações junto aos estudantes, aos docentes e a toda a comunidade acadêmica com a intenção de promover uma melhor qualidade de trabalho e de ensino”, explica Antônio Américo.

Também está entre as competência da CAD desenvolver as ações efetivas para evitar desperdício de água e energia e o uso inadequado de equipamentos e mobiliário, solicitando aos setores competentes adoção de providências.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 05 de outubro de 2016, 17:11