Qui, 20 de outubro de 2016, 10:38

Entre macaxeiras e hortaliças, agricultores familiares participam da Feira Agroecológica na UFS
Evento foi organizado pelo Departamento de Engenharia Agronômica durante a Semac
O agricultor familiar Genival Xavier foi um dos participantes da feira.

Na sacola plástica, Genival Francisco Xavier, agricultor familiar há dez anos, coloca a macaxeira para o cliente levar. Preenchida ainda por batatas, bananas e abóboras, a barraca de Genival é uma das que compõem a Feira Agroecológica, que aconteceu ontem, 19, no Centro de Vivência da UFS.

“A feira é boa para a divulgação do produto orgânico porque é saudável e livre de qualquer tipo de agrotóxico”, conta o produtor orgânico de Riachuelo. Segundo Genival, os clientes costumam lhe pedir informações sobre qual produto tem mais vitamina ou qual tipo tem um sabor mais apurado.

O graduado em História Eli Bacellar ressalta a importância de uma alimentação saudável. "É muito importante a gente ter acesso aos produtos orgânicos”.

Na barraca ao lado, Rosivalda de Santos, agricultora há mais de 12 anos, vende um bolo de milho para o graduado em História Eli Bacellar. Enquanto saboreava o bolo, ele ressaltava a importância da feira para uma alimentação saudável. “Eu acho que é fundamental que a gente se alimente bem porque o que se vende nos supermercados é venenoso. É muito importante a gente ter acesso aos produtos orgânicos”.

Alguns minutos depois, uma cliente se aproxima da barraca de Rosivalda para levar algumas espigas de milho e elogiar a macaxeira que comprou dias atrás. Segundo a agricultora de Japaratuba, as pessoas costumam ligar pedindo para separar alguns produtos como o milho, hortaliças, macaxeira e mel, que são os mais procurados.

“Às vezes o cliente diz que está caro, mas é quase o mesmo preço do convencional. O que nós estamos vendendo não é o produto, mas sim a saúde”, destaca a produtora.

Segundo a agricultora Rosivalda de Santos,  milho, hortaliças, macaxeira e mel são os produtos mais procurados.
Segundo a agricultora Rosivalda de Santos, milho, hortaliças, macaxeira e mel são os produtos mais procurados.

Com as mãos cheias de sacola, a professora do Departamento de Administração (DAD) Débora Eleonora leva para casa alguns produtos comprados na feira. Para ela, a iniciativa facilita a divulgação da agricultura familiar.

“É uma forma de trazer a comunidade para dentro da universidade e divulgar esses produtos que são muito saudáveis. Além de a gente ter a facilidade de fazer a feira dentro da UFS trazendo produtos saudáveis que estão sendo produzidos aqui em Sergipe”, ressalta.

Organização

Para a professora Débora Eleonora, a feira "é uma forma de trazer a comunidade para dentro da universidade".

A partir dos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Agronômica com os produtores de orgânicos, a professora Gláucia Barretto Gonçalves percebeu que eles “não tinham como escoar toda a produção” e organizou a vinda da feira para a UFS.

Além disso, ela notou, que enquanto frequentava a feira em alguns locais de Aracaju, encontrava muitas pessoas da comunidade universitária comprando os produtos orgânicos.

A professora Gláucia Gonçalves, do Departamento de Engenharia Agronômica, organizou a feira a partir dos trabalhos com os produtores de orgânicos. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

“A gente está ofertando um local de comercialização que melhora a renda dos agricultores, além de oferecer um alimento de qualidade para a comunidade”, diz.

A Feira Agroecológica foi uma das atividades da 3ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac), cuja programação encerra-se nesta sexta, 21.

Dayanne Carvalho (bolsista)

Luiz Amaro