Sex, 21 de outubro de 2016, 10:55

UFS realiza solenidade de efetivação da nova sede da Fapese no campus de São Cristóvão
Evento ocorreu na manhã de quinta-feira, 20
 Para o presidente do Conselho de Administração da Fapese Roberto Rodrigues, a mudança de sede é importante por aproximar ainda mais a entidade aos pesquisadores da UFS.

Na manhã de ontem, 20, aconteceu a solenidade de efetivação da nova sede da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) no campus de São Cristóvão. Desde junho a fundação estava utilizando um dos blocos do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (Nupeg), uma vez que a sede da rua Lagarto passará por reforma.

Na cerimônia, o presidente do Conselho de Administração da Fapese Roberto Rodrigues disse que a mudança é importante por aproximar ainda mais a entidade aos pesquisadores da UFS.

“Com isso conseguimos ampliar projetos, além de aumentarmos a interação com professores, comunidade e indústria. É mais importante ainda porque temos a oportunidade de trazer um ciclo virtuoso para a universidade, fazendo com que o aluno participe ainda mais dos projetos através de bolsas. Além disso, temos um setor de estágios que pode cooperar com a universidade. Ou seja, a Fapese é a UFS e não estamos separados”, explicou.

Sobre o processo de mudança da sede, o presidente do Conselho de Administração da fundação disse que primeiramente houve uma conversa com o reitor Angelo Antoniolli e o vice André Maurício sobre os planos da UFS em relação à Fapese. “A partir disso, definimos as diretrizes e começamos a trabalhar a questão do espaço”.

A escolha do Nupeg, ainda segundo Roberto Rodrigues, veio pelo fato de o núcleo ser um local voltado à pesquisa e prestação de serviço à comunidade, algo que ele afirma ser também uma das funções da Fapese.

Segundo o reitor Angelo Antoniolli,  a vinda da Fapese para o campus de São Cristóvão é a institucionalização do órgão frente aos preceitos que norteiam a universidade, ou seja, o tripé ensino, pesquisa e extensão. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)
Segundo o reitor Angelo Antoniolli, a vinda da Fapese para o campus de São Cristóvão é a institucionalização do órgão frente aos preceitos que norteiam a universidade, ou seja, o tripé ensino, pesquisa e extensão. (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Para o reitor, a UFS sempre contou com o apoio da fundação e que esse processo de integração é visto pela universidade como uma conquista. Ele também destacou a relevância desse momento acontecer dentro da Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

A importância da vinda da Fapese para o campus de São Cristóvão, continuou Angelo Antoniolli, é a institucionalização do órgão frente aos preceitos que norteiam a universidade, ou seja, o tripé ensino, pesquisa e extensão.

“Assim, fortalecemos nossas políticas públicas e nosso interesse sobre a integração entre universidade e sociedade. O que a gente espera é que a fundação ajude a facilitar o diálogo com o setor produtivo, com a sociedade civil e com todos os segmentos que, de alguma maneira, possam também dialogar com a universidade”, comentou.

Ainda segundo o reitor, o antigo prédio no qual estava localizada a Fapese servirá como um espaço de extensão da UFS após a reforma.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 21 de outubro de 2016, 13:22