Qua, 15 de junho de 2011, 04:06

Seleção de artigos para ‘Textos para a história de Sergipe’
Seleção de artigos para ‘Textos para a história de Sergipe’

A seleção ocorre até o dia 25/07


Edital para seleção de artigos destinados ao livro Textos para a história de Sergipe - volume II.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPUS DE SÃO CRISTÓVÃO
CENRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

EDITAL 001/2011/DHI

1 - Objeto
Selecionamos artigos científicos para fazer parte do livro “TEXTOS PARA A HISTÓRIA DE SERGIPE”-volume II, em comemoração aos 60 anos do curso de História da UFS. Estimamos publicá-lo no final do semestre 2012.1.
Em 1991 a professora Diana Maria do Faro Diniz coordenou o primeiro volume do livro Textos para a História de Sergipe contendo 6 textos produzidos por professores do Departamento de História e Ciências Sociais da UFS. Os temas explorados foram: Os índios em Sergipe; atividades produtivas; estruturas de poder; a propriedade da terra e a questão agrária; organização do trabalho e processo de formação e as manifestações culturais. Cada texto produzido procurou abordar o tema escolhido no processo histórico que se estendia do período colonial até a década de 1980.
Nesta proposta atual, não exigimos do autor seguir esse corte temporal do volume I. O período da pesquisa apresentado pelo texto deve ser de escolha do autor. Também não exigimos que os textos fossem necessariamente nos mesmos temas apresentados no volume anterior. Serão aceitos trabalhos inéditos, cuja abordagem se enquadre em temas relacionados à cultura, à memória, às relações sociais, às relações de poder e à economia de Sergipe.
2 - Condições para participação
Cada texto deve ser inédito e pode ser escrito em co-autoria, admitindo-se no máximo 1 (hum) co-autor. Os autores devem ser docentes ligados a uma IES ((em atividade e os aposentados). Devem se responsabilizar pela revisão gramatical que deverá ser feita por revisores competentes e dentro da nova norma gramatical brasileira.
3- Submissão dos Artigos
As submissões dos artigos serão feitas via email livroths@hotmail.com.br, a partir do dia 25 de março até o dia 25 de julho de 2011, impreterivelmente. Usando também este email, o autor deverá enviar uma declaração que aceita os termos deste edital. Esta declaração deve ser assinada (assinatura digital) e salva em formado da extensão “pdf”. Compete aos coordenadores deste livro escolher os pareceristas para avaliar os trabalhos a serem publicados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas aqui especificadas. Os textos enviados pelos organizadores e os pareceristas deste livro devem seguir as mesmas normas deste edital e serão avaliados por outros pareceristas ad hoc que não enviaram textos para este livro. Todos os autores receberão um email confirmando a inscrição do seu texto no processo de avaliação.
A análise abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos; revisão da literatura onde situará o artigo dentro da grande área de pesquisa da qual faz parte, contextualizando-o; metodologia adequada; conteúdo específico do tema proposta e considerações finais.
A análise do mérito será julgada por pareceristas e pelos organizadores deste livro. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será também considerada como critério de avaliação.
Os autores serão notificados dos resultados da análise, via e-mail, no dia 10 de setembro de 2011. Este resultado também estará disponível no site da UFS.
4- Regras de Formatação dos Artigos
O texto deve ser redigido em português, e digitado na fonte Times New Roman, corpo 11, com espaço simples, margem esquerda , direita ,inferior e superior 1,5cm, e com um número máximo de 30 páginas, incluindo notas e referências bibliográficas. página tamanho A5 retrato (largura 14,8cm x altura 21cm)

O título deve ser formatado como: fonte: Times New Roman; tamanho: 12 em negrito; alinhamento: centralizado; com no máximo 120 caracteres, incluindo espaços;
O nome do autor deve vir no parágrafo abaixo do título, fonte: Times New Roman; tamanho: 11 em texto normal; alinhamento: à direita. O autor deverá incluir, em nota de rodapé, sua titulação e instituição (incluir núcleo ou departamento) em que desempenha sua função acadêmica ou profissional, acompanhado de seu endereço eletrônico.
As citações bibliográficas deverão seguir as seguintes regras: Citações bibliográficas curtas (até 3 linhas) deverão estar inseridas no texto, entre aspas e em itálico; Citações longas (mais de 3 linhas) deverão constituir parágrafo independente, formatadas como: fonte: Times New Roman; tamanho: 10 em texto normal; alinhamento: justificado; espaçamento simples; recuadas da margem esquerda em 2cm; As citações deverão ser seguidas do sobrenome do autor e ano da publicação e página, se for o caso, entre parênteses: Ex: (SOUSA, 2011, p. 20).
As notas de rodapé estarão restritas a observações pessoais, no sentido de prestar esclarecimentos sobre informações que não estejam no corpo do texto, e deverão ser numeradas seqüencialmente.
As Referências Bibliográficas deverão aparecer no final do texto, em ordem alfabética de sobrenome autor seguindo o seguinte modelo: SOUSA, Emanuel Alves. O engenho Pedra: Aracaju: UFMG, 2011.
As ilustrações (gráficos, desenhos, quadros, etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, construídas preferencialmente em programa apropriado, como Excell, Harvard, Graphics ou outro. Devem ser de boa qualidade (escala de cinza ou preta). A indicação do tipo de ilustração (Figura, Quadro, etc.) deve estar localizada na parte inferior, seguida da numeração correspondente em algarismos arábicos (Figura 1-, Quadro 5-) e do respectivo título precedido de travessão; a legenda explicativa deve ser clara e concisa, em corpo 10. No caso de ilustrações extraídas de outros trabalhos, será necessário indicar a fonte.
Disposições Gerais
Ao encaminhar seu artigo para publicação, o autor estará automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com este edital e a publicação do texto. O autor que tiver seu artigo publicado irá receber 2 (dois) exemplares do livro, se as despesas com a publicação forem assumidas por um órgão público sem ônus para os autores dos textos. Os demais exemplares serão distribuídos nas bibliotecas e outras instituições públicas e vendidos a preços módicos para ajudar no custeio de futuras edições de Textos de História de Sergipe. Não encontrando um patrocinador oficial, os organizadores do livro irão levantar orçamento nas editoras e ratearão as despesas da publicação com os respectivos autores, ficando para cada autor a quantia de 20 exemplares.
Os artigos não entregues dentro do prazo, que ultrapassarem os limites especificados ou que forem entregues em formato diferente do solicitado serão desclassificados.
Os casos omissos serão resolvidos pelos organizadores deste livro.
Organizadores:
Antônio Lindvaldo Sousa
Lourival Santana Santos

Campus de São Cristovão , 10 DE MARÇO DE 2011
Prof. Dr. Antonio Lindvaldo Sousa
Prof. Dr. Lourival Santana Santos.



ORGANIZAÇÃO


prof. Antonio Lindvaldo Sousa.



Atualizado em: Qua, 15 de junho de 2011, 04:06