Qui, 16 de junho de 2011, 03:36

Ciências da Saúde: campus é inaugurado em Lagarto

Emsergipe.com

Demais projetos do Campus da UFS em Lagarto estão sendo finalizados

Na manhã desta segunda-feira, 14, foi inaugurado o campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe, no município de Lagarto. O projeto foi viabilizado pela parceria entre a instituição de ensino, e o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde – SES.

Instalações do campus de Lagarto

Uma aula inaugural com a participação do governador Marcelo Déda e do reitor Josué Modesto dos Passos Sobrinho foi realizada no Espaço Cultural Charles Brício. Este projeto visa dar continuidade à expansão e interiorização do ensino superior em Sergipe. Outros projetos complementares na sede do campus, bem como o Plano Diretor, estão sendo finalizados. Ao final, serão investidos mais de R$ 60 milhões, oriundos dos governos estadual e federal.

Josué Modesto dos Passos - Reitor da Universidade Federal de Sergipe

"Com esse campus teremos profissionais gabaritados para atuar na saúde do nosso Estado. Para isso, os trabalhos desenvolvidos aqui em Lagarto enfatizarão o Sistema Único de Saúde, para reforçar a nova rede hospitalar", disse o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Sobrinho.

Para o governador Marcelo Déda, a implantação deste campus será de grande importância para melhorar a Saúde no interior sergipano. "Com esta interiorização do ensino superior teremos grandes avanços não só nas áreas da saúde como é o caso de Lagarto, mas em outras especialidades oferecidades pela UFS nos municípios. Esse campus da saúde ajudará a suprir a carência de médicos da rede pública em toda a região ", ressaltou o governador.

Ainda segundo o governador, outras obras estão sendo realizadas para dar suporte a chegada do campus de Lagarto. "O governo de Lagarto em parceria com o governo do Estadual têm feito outras obras que darão suporte no desenvolvimento do município devido a chegada do campus de Ciências Médicas, em Lagarto, são elas: reforma da rodoviária, da delegacia e da estrada no povoado Araçá.

Vestibular
No mês de dezembro foi realizado o primeiro vestibular do campus e 300 vagas foram oferecidas, distribuídas nos cursos de Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e Enfermagem. No mesmo mês, o curso de Medicina foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde e será oferecido no vestibular 2012, a ser realizado no final de 2011. Serão disponibilizadas 50 vagas para esta disciplina.

Equipe
Estão atuando no novo campus 30 técnicos administrativos e 11 professores efetivos, sendo que 33 professores temporários estão em fase de contratação, através de processo seletivo simplificado. O edital saiu no Diário Oficial da União no dia 4 de março e as inscrições seguem até o próximo dia 20.

Atualizado em: Qui, 16 de junho de 2011, 03:36