Seg, 20 de junho de 2011, 03:35

UFS substitui vestibular tradicional pelo Enem

Cinform

O vestibular de 2012, que irá acontecer no período de 27 a 30 de novembro deste ano, será o último a ser aplicado da forma tradicional. Esta medida corresponde à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – aprovado pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe – Conepe –, na manha desta sexta-feira, 27.

Através da aprovação, a ferramenta de avaliação dos candidatos às graduações presenciais será o Enem, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu – que é gerenciado pelo Ministério da Educação – MEC – e do qual as instituições participantes selecionam estudantes pela nota do Enem.

Em 2011.1, participam do Sisu 83 instituições de ensino superior, mas a UFS decidiu não fazer parte desta lista, pois a Coordenação de Concurso Vestibular da UFS – CCV – continuará responsável pela inscrição local e divulgação do resultado, tendo em vista que ela receberá e processará os dados do Exame Nacional.

A MUDANÇA

Toda a operação quanto à realização das provas, como confecção, aplicação e distribuição ficará a cargo do MEC, e o candidato terá que fazer duas inscrições: uma no Enem e outra na CCV. A previsão é que a inscrição poderá custar R$ 15. Este ano o Enem cobrou R$ 35.

A inscrição para o processo seletivo será destinada exclusivamente aos candidatos inscritos no último Enem, do ano anterior, e que no ato da inscrição tenham ou estejam concluindo o ensino médio.

O candidato só poderá inscrever-se em apenas uma opção de curso, exceto o concorrente ao curso de Música, que deverá, no ato da sua inscrição, definir uma reopção de curso.

Esse estudante vai submeter-se a um conjunto de provas teórico-práticas de conhecimentos específicos a serem elaboradas e realizadas pelos professores do Núcleo de Música da UFS. Os dados serão processados pela CCV.

Segundo o relator do processo, professor Cláudio Macêdo, o Enem se propõe a avaliar habilidades gerais dos alunos com foco na capacidade de leitura, interpretação de texto e na aplicação de conceitos dos estudantes e que também ajudará em outras questões.

“Com a adoção do Enem a UFS deixa de enfrentar as dificuldades inerentes à logística de elaboração e aplicação das provas, e que a comunidade ganha a facilidade de poder fazer as provas em diferentes locais do país, sou do parecer favorável à aprovação da resolução para regulamentar o processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação da UFS a partir de 2013”, diz Cláudio Macêdo.

AS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Enem 2011 podem ser feitas na internet e estarão abertas até o dia 10 de junho. As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, contendo quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.

Com relação ao vestibular tradicional, a última edição do vestibular tradicional vai ocorrer de 27 a 30 de novembro, com edital previsto para ser lançado em julho. O vestibular 2011 ofereceu 5.260 vagas em 102 opções de cursos, distribuídos nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto.

A nova medida não altera o Programa de Ações Afirmativas, que instituiu a política de cotas ao destinar 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afro-descendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.

Atualizado em: Seg, 20 de junho de 2011, 03:35