Sex, 18 de novembro de 2016, 12:20

HU participa de pesquisa reumatológica apresentada nos EUA
Resultado mostrou o monitoramento de 358 pessoas em quatro centros
Equipe do HU-UFS responsável pela pesquisa.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) participou de uma pesquisa sobre manifestações da febre Chikungunya em pacientes com doença reumatológica preexistente, incluídos no Registro Brasileiro de Biológicos (BiobadaBrasil).

O resultado, divulgado neste mês durante o encontro anual do Colégio Americano de Reumatologia, em Washington (EUA), mostrou o monitoramento de 358 pessoas em quatro centros, sendo dois de Pernambuco, um do Ceará e o de Sergipe (HU-UFS), sob a coordenação da médica Aline Ranzolin, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

No HU, por meio do seu Centro de Infusão de Biológicos, os pacientes foram avaliados pelos médicos José Caetano Macieira, Mônica de Vechi e Lina Carvalho. Eles estudaram usuários que apresentavam Chikungunya e foram submetidos a medicações imunobiológicas para o tratamento de doenças reumáticas.

Estudo

“Em síntese, a conclusão da pesquisa é que o uso de terapia biológica não agrava a presença ou persistência de sintomas de chikungunya, não havendo complicações adicionais em pacientes submetidos a tratamento para doença reumática antes da aquisição da chikungunya, independentemente do tratamento utilizado”, explica o reumatologista do HU, José Caetano Macieira.

Os profissionais de saúde concluíram ainda, e apresentaram esses resultados nos EUA, que não houve complicações adicionais em pacientes com chikungunya submetidos a tratamento para a doença reumatológica.

Sobre o evento

Mais de 16 mil participantes em todo o mundo estiveram reunidos nesta semana em Washington (EUA) para o primeiro encontro científico em reumatologia. Médicos, profissionais de saúde e parceiros da indústria de mais de cem países tiveram acesso a pesquisas de ponta, por meio de apresentações científicas sobre cuidados reumatológicos, bem como prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas.

Unidade de Comunicação Social do HU