Seg, 06 de fevereiro de 2017, 17:38

UFS recebe ‘Hackatruck’, projeto de capacitação profissional da área de Computação
Curso vai até 17 de fevereiro no campus de São Cristóvão
Além do curso, o 'Hackatruck' conta com palestras sobre Tecnologia da Informação (TI) e mercado de trabalho; interessados também podem realizar visitas à carreta.

Esqueça a sala de aula, cadeiras enfileiradas, caderno e caneta. Imagine agora ter aulas dentro de uma carreta, e poder usar notebook sem receber aquele olhar sisudo do professor. Pois esta é a proposta do 'Hackatruck', projeto de capacitação profissional de estudantes de instituições de ensino superior em programação Swift para plataforma iOS - sistema operacional da Apple desenvolvido originalmente para iPhone, mas também usado para iPod Touch e iPad.

A programação Swift é uma linguagem desenvolvida pela Apple que pretende facilitar a vida de programadores em diversas ações - como a criação de aplicativos para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch - com menos linhas de codificação, mais seguras e confiáveis. Outro benefício é que ela mantém os seus métodos principais parecidos com a Objective-C, antiga linguagem de programação.

Ao todo, 58 estudantes divididos em duas turmas - manhã e tarde - integram o curso que teve início no dia 30 de janeiro e segue até o dia 17 de fevereiro. Entre eles está Marlon Assis, 27, de Engenharia da Computação, que diz ter se interessado pelo projeto em decorrência de a linguagem de programação Swift estar em expansão no mercado de trabalho e, por isso, acredita que o curso é uma porta de entrada para chances profissionais mais concretas.

Processo seletivo para participar do curso contou com mais de 300 alunos de diversos cursos de graduação da UFS. (fotos: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

"É uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com uma nova linguagem tecnológica, além de colocar a UFS ainda mais em destaque, já que os estudantes receberão treinamento nessa linguagem de programação da Apple".

Marlon diz estar desenvolvendo junto com seu grupo um aplicativo na área de logística que facilitaria a comunicação entre fornecedores da área de atacado, clientes e meios de transporte. De acordo com ele, o cliente se cadastraria e poderia escolher, além do produto, a forma de entrega.

"Espero desenvolver um aplicativo que seja útil à sociedade e que me coloque em uma melhor posição no mercado de trabalho", diz o estudante.

Expectativa

Outro aluno de Engenharia da Computação que também está participando do curso é André Batista, 23. Ele destaca que o curso de capacitação é uma forma de estreitar os laços entre a universidade e empresas como a IBM e Apple, que patrocinam o evento em âmbito nacional. Ainda destaca a importância de os alunos da área de Tecnologia estarem se especializando ainda mais nas novas linguagens de programação.

"Espero me dedicar bastante e me sair bem no decorrer do curso. Cada grupo ficou encarregado de desenvolver um projeto, e espero que após o término do curso possa me conectar ainda mais com meus colegas para desenvolvermos ainda mais ideias", afirma.

Aprendizagem inovadora

Para o professor Hendrik Macedo, do Departamento de Computação, a importância do curso é trazer um nova forma de ensino-aprendizagem aos alunos.

Hendrik Teixeira Macedo é professor do Departamento de Computação (DComp) e coordenador da comissão organizadora local. Segundo ele, a importância do curso de capacitação reside em trazer uma nova forma de ensino-aprendizagem aos alunos que vai além do modelo tradicional que, ainda de acordo com o professor, pode não estar mais alinhado às expectativas das novas gerações.

"De repente é trazida uma carreta para a universidade, com um laboratório, com uma forma de disposição de mobiliário completamente diferente do que a gente tem em sala de aula e, principalmente, com uma dinâmica de trabalho diferente daquela que é focada no ensino, mas não na aprendizagem. Nesse modelo invertido, o aluno traz o problema e ele mesmo pensa na solução e, desse modo, sente-se mais motivado", explica.

O coordenador diz que mais de 300 alunos se inscreveram no curso, no qual estudantes de qualquer curso de graduação e de quaisquer campi da UFS poderiam participar. Durante o processo seletivo, os alunos prestaram um curso a distância em que foram escolhidos aqueles com as maiores notas. Também fazia parte da seleção a produção de um vídeo confeccionado pelo próprio aluno e que serviu como critério de desempate.

"Ao longo de três semanas, os alunos vão aprender a linguagem Swift e mostrar em termos práticos como desenvolver um aplicativo que eles já definiram qual seria desde o primeiro dia de aula".

Palestras e visitações

Curso em programação Swift para plataforma iOS ocorre até 17 de fevereiro. (fotos: Ronaldo Gomes/bolsista Ascom-UFS)

Além do curso de capacitação, o 'Hackatruck' conta com palestras abertas ao público sobre Tecnologia da Informação (TI) e mercado de trabalho. Os interessados podem também realizar visitas à carreta, onde estão expostos os projetos desenvolvidos pelas instituições patrocinadora e executora, que são a Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO-SE) e o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipe Tec), respectivamente.

Tanto as palestras quanto a visitação acontecem das 12h às 13h e das 18h às 19h até 17 de fevereiro.

Atualizado em: Ter, 07 de fevereiro de 2017, 12:03