Qui, 16 de fevereiro de 2017, 18:03

Livraria UFS passa a funcionar em espaço mais amplo no Centro de Vivência
Com cerca de 300 títulos, acervo é composto por produções da Editora UFS oriundas das comunidades interna e externa
Além do acervo físico, a livraria possui e-books, oriundos de editais públicos, que ficam disponíveis para download gratuito.

O espaço reservado na entrada da Biblioteca Central (Bicen) ficou pequeno para o acervo da Livraria UFS, que hoje possui cerca de 300 títulos. Com um ambiente mais amplo, a livraria passa a funcionar no Centro de Vivência, no campus de São Cristóvão.

“Nós fizemos um pedido à gestão da universidade, que nos concedeu esse espaço bastante frequentado por professores, alunos, técnicos administrativos e pela comunidade externa. É um espaço mais amplo e próximo às ilhas de comercialização que vai possibilitar mais visibilidade para o nosso programa editorial”, explica Péricles Andrade, coordenador da Editora UFS.

Acervo

Na livraria há uma predominância de livros das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e boa parte desse acervo é composta por produções de grupos de pesquisas, núcleos de graduação e pós-graduação. Há também autores de fora da universidade.

Além do acervo físico, a livraria possui e-books, oriundos de editais públicos, que ficam disponíveis para download gratuito no site. “A ideia é que, futuramente, boa parte do acervo que existe fisicamente também seja disponibilizada em e-book para o acesso das comunidades interna e externa”.

Ainda segundo Péricles, a livraria possui uma quantidade de livros que foram comercializados e que hoje não fazem parte do acervo físico devido à falta de recursos para novas impressões. Para solucionar esse problema, a Editora UFS opta pelo lançamento de livros digitais. Durante este ano ainda serão lançadas publicações resultantes de editais do ano passado em formato digital.

Comercialização das obras

Para aquisições na loja, o pagamento é feito no Banco do Brasil através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).  (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS)
Para aquisições na loja, o pagamento é feito no Banco do Brasil através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS)

De acordo com o coordenador, está sendo estudada a possibilidade de realização de feiras com livros a R$10. “Como nós somos uma editora pública, o nosso principal intuito é divulgação da produção do conhecimento. Comparativamente às editoras comerciais, nossos preços são bastante reduzidos”, destaca Péricles.

No momento, o site da livraria está passando por problemas técnicos e as compras estão sendo feitas na loja física ou através do e-mail editora.ufs@gmail.com. Para aquisições na loja, o pagamento é feito no Banco do Brasil através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada pelo atendente da livraria. Para compras por e-mail, está sendo cobrada uma taxa de R$10 a R$20 a mais para o envio da obra.

Por uma questão de segurança, a Livraria UFS passa a funcionar das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. “Nós construímos essa livraria não só como um espaço de comercialização de livros, mas que seja um espaço de interação entre autores, leitores e a comunidade como um todo”, ressalta o coordenador.

Atualizado em: Sex, 17 de fevereiro de 2017, 16:51