Seg, 13 de março de 2017, 16:29

Time de vôlei da UFS conquista IV Taça Cidade de Aracaju
Equipe é formada por 15 estudantes de diversos cursos
Time celebra a conquista após vencer partida difícil por 3 a 2 contra a Unit. (foto: arquivo pessoal)

Força de vontade, amor ao esporte e talento. Juntos esses ingredientes fizeram com que a equipe de vôlei da UFS conquistasse a IV Taça Cidade de Aracaju, realizada entre os dias 3 e 5 de março no ginásio do Colégio Atlântico.

Além da UFS, a competição contou com a participação de outras cinco equipes: Unit, Seleção Sergipana Juvenil, Purificação, Real Aju e Inácio Vôlei. Ao todo foram seis jogos, sendo cinco pela fase de grupos - todas as equipes se enfrentavam - e um jogo final.

Após vencer quatro jogos, perdendo apenas uma partida para a Seleção Sergipana Juvenil, a UFS garantiu não só o primeiro lugar do grupo como uma vaga na final contra a Unit, vice-líder do grupo. O placar final terminou em 3 a 2 para a UFS, o que lhe garantiu o título.

A conquista teve início ainda no ano passado quando cinco estudantes decidiram buscar mais atletas e um treinador para que pudessem formar uma equipe. “Analisamos as possibilidades, falamos das dificuldades, definimos um valor mínimo e deixamos claro que nos juntaríamos para bancar o técnico, que aceitou prontamente, por amor ao que faz”, conta Romário Monteiro, 26 anos, do 10º período do curso de Engenharia de Petróleo.

“O principal objetivo do projeto é que quem esteja ingressando na universidade tenha o ânimo extra de querer integrar o time de vôlei da UFS”, completa.

Atualmente o time conta com 15 atletas.

Equipe

“Entrega de toda a equipe e muito treino”. É assim que o estudante do 4° período de Dança e jogador da equipe, Matheus Vinícius, 22, define o motivo da conquista. “Nosso treinador não se contenta com uma quantidade definida de treinamento: nós treinamos até que ele esteja satisfeito. Éramos campões na segunda-feira e na terça estávamos começando tudo de novo. [...] É um projeto a longo prazo dos estudantes e do nosso técnico que abraçou a causa, então acredito que só temos a crescer, pois estamos nos renovando a todo momento".

João Paulo Feitosa, estudante do 10° período do curso de Sistemas de Informação, enfatiza a dedicação da equipe. “A gente vem focando em competições de alto nível. Entramos no Campeonato Sergipano como zebra da competição, chegamos até a semifinal, encerramos em janeiro na terceira colocação, e agora conquistamos a IV Taça Cidade de Aracaju em cima da Unit, que foi vice-colocada nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), além de ser a atual campeã sergipana”.

O treinador da equipe, Raymundo Luiz da Silva Neto, chegou à sua quinta final consecutiva, sendo quatro pelo Campeonato Sergipano e a última culminando na conquista da IV Taça Cidade de Aracaju.

Segundo ele, o título com a equipe da UFS se deve ao trabalho de 13 meses junto aos atletas. “O grupo entendeu a filosofia de trabalho, temos um coletivo muito forte e todos estavam se ajudando em quadra. Chegou um momento na competição em que os outros times perceberam que seria muito difícil ganhar da gente”.

O técnico faz questão de deixar claro aos seus atletas que os estudos devem ser a prioridade, mas explica como o esporte pode contribuir para a formação dos jovens. “Ajuda a diminuir o ego e a pensar coletivamente. Eles aprendem a dar o melhor de si a cada dia e isso contribui para uma boa conduta e disciplina”.

Outros prêmios

Talentos individuais contribuíram ainda para mais conquistas. Christian Gonçalves, aluno do 1° período curso de Dança, foi eleito o melhor ponteiro e melhor jogador da competição; João Paulo Feitosa, do 10° período de Sistemas de Informação, foi escolhido como melhor levantador; e Emerson Santos, do 1º período de Museologia, encerrou a competição como melhor meio de rede.

A IV Taça Cidade de Aracaju não foi o único título conquistado pela UFS. Em janeiro a equipe alcançou o terceiro lugar do Campeonato Sergipano, garantindo a medalha de bronze. No mesmo mês, o time o foi a Anadia (AL) e conquistou V Copa Anadiense de Voleibol em cima da equipe Barra Vôlei Maceió, tricampeã da competição, vencendo a final por 2 a 0.

O próximo desafio da UFS será a disputa da Liga Desportiva Universitária (LDU) que acontecerá no mês de maio em Natal (RN).