Qua, 15 de março de 2017, 15:41

Codap lança parceria com revista científica
Scientia Plena Jovem é produzida por professores e alunos dos ensinos fundamental e médio
Lançamento da Revista Scientia Plena Jovem.

O Colégio de Aplicação (Codap) apresentou, dentro do II Seminário e Práticas de Formação Profissional no Codap, sua parceria com a revista digital Scientia Plena Jovem que tem o objetivo de divulgar trabalhos científicos produzidos por professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio.

O periódico utiliza o sistema Open Journal, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e amplamente aceito pela comunidade brasileira de editores científicos. Com periodicidade quadrimestral, a revista publicará trabalhos de pesquisa, com ou sem experimentação, e será voltada ao público infanto-juvenil.

Proposta

Edilson Divino de Araújo, chefe do Departamento de Biologia, editor geral e idealizador da revista, diz que a proposta é abranger todas as áreas da Ciência. "Queremos que a cultura científica seja apropriada pelos alunos o mais cedo possível para que eles possam saber de fato o que é ciência e que ela não é nenhum bicho de sete cabeças, mas sim uma atividade qualquer, que não precisa ser desenvolvida por gênios, bastando apenas a curiosidade - que todos nós temos - e vontade de gerar conhecimento e o melhor conhecimento provisório sobre determinado assunto", explica.

O idealizador do projeto lembra que a revista Scientia Pleana Jovem surgiu em 2011 dentro do Departamento de Biologia, entretanto, contou com apenas quatro publicações até 2015. Você pode acessar todas as edições da revista através do link: www.spjovem.com.br.

"Como estávamos tocando a revista já sem recursos, com o projeto da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) terminado e eu estava envolvido em outras atividades, o projeto acabou ficando inativo". Foi nesse momento, conta Edilson, que a professora Yzila Liziane Farias Maia de Araújo, do Departamento de Biologia da UFS e atual editora chefe da revista, recomeçou o projeto com uma nova equipe editorial e trabalhou em prol da parceria com o Codap.

Araújo faz questão de ressaltar que essa é a primeira revista científica brasileira produzida e destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio." Essa ideia que está sendo abraçada pelo Codap é muito inovadora e ousada já que os alunos começam a fazer ciência muito mais cedo", afirma.

Experiências

Para a estudante Letícia Costa Santos, a importância da parceria do colégio com a revista se deve à oportunidade de ingressar na faculdade com uma ampla visão sobre produção científica.

Letícia Costa Santos, 16, está no segundo ano do ensino médio do Codap, e já dá os primeiros passos como pesquisadora. Ela conta que participa de uma pesquisa sobre a necessidade de discussão de gênero na escola. A pesquisa envolveu alunos de duas turmas diferentes. Aplicando questionários, ela chegou à conclusão que, "se pudéssemos dialogar desde cedo com os estudantes, poderíamos avançar e esclarecer os conceitos de machismo e feminismo, que são muitas vezes desconhecidos por esses alunos".

Para a estudante, a importância da parceria do colégio com a revista se deve à oportunidade de ingressar na faculdade com uma ampla visão sobre produção científica. "Isso é uma coisa que eu ainda não tinha visto e achei muito importante, que é poder ter esse primeiro contato antes da universidade e chegarmos lá com essa experiência". Ela também ressalta a visibilidade que o colégio passaria a ter e o incentivo para que outros alunos participem de pesquisas.

"Ter esse contato com a pesquisa científica logo cedo, com ajuda dos professores, é muito legal", afirma a estudante, Anny Karolyne Andrade. (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom UFS).

Anny Karolyne Andrade, 16, participou tanto de uma pesquisa sobre mudanças territoriais envolvendo pesquisa de campo quanto da pesquisa de sua colega sobre discussão de gênero. Ela também faz questão de enfatizar a importância do primeiro contato de estudantes dos ensinos fundamental e médio com produções científicas antes de ingressarem na universidade. "Muitas vezes chegamos no ensino superior sem essa experiência e quebramos a cara por não saber fazer um trabalho científico. Ter esse contato logo cedo, com ajuda dos professores, é muito legal", explica.

Marília Menezes Nascimento Souza Carvalho, diretora do Codap, conta que o objetivo é que trabalhos como o de Letícia e Anny Karolyne - seja de Iniciação Científica ou dentro das disciplinas ofertadas - sejam divulgados na revista.

"Essa parceria representa bem o Codap, que não é uma escola de educação básica comum, pois tem uma característica diferente por se tratar de um espaço de ensino, pesquisa e extensão com foco em dois aspectos: formação de professores e inovação pedagógica", conclui a diretora.

Scientia Plena e Scientia Plena Jovem

A Scientia Plena Jovem surge da Scientia Plena, publicação digital e mensal, editada pela Associação Sergipana de Ciência, dedicada a ajudar e incentivar o desenvolvimento da Ciência no estado. O periódico publica artigos de conteúdo original e resultados significativos em todas as áreas científicas, e é voltada a um público amplo.

Atualizado em: Qui, 16 de março de 2017, 16:43