Seg, 17 de abril de 2017, 17:05

HU economiza mais de R$ 250 mil desativando caldeiras
Instituição adotou, desde 2016, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que vem sendo utilizado no processo de secagem das roupas hospitalares

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) adotou, desde 2016, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que vem sendo utilizado no processo de secagem das roupas hospitalares. Antes disso, a instituição de saúde fazia uso de caldeiras térmicas, cujo funcionamento era à base de óleo diesel.

De acordo com o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HU, Alex Lima, a opção pelo GLP se deu por diversos fatores, com destaque para a segurança e a economia. “A caldeira trabalhava em função da lavanderia, usando um tanque de 10 mil litros de óleo diesel e que precisava ser reabastecido a cada dois meses. Somando-se à mão de obra terceirizada e à manutenção, esse era um custo em torno de R$ 450 mil por ano”, relata Alex.

Já com o GLP, ainda segundo ele, esse valor cai para cerca de R$ 150 mil. “A empresa fornecedora do GLP, escolhida por meio de licitação, fica responsável também pela mão de obra e manutenção. No final, com a implantação desse sistema, a economia é de mais de R$ 250 mil por ano”, enfatiza.

Lavanderia

Alex Lima mostra a caldeira desativada. (foto: Comunicação Social do HU)

Alex destaca ainda que, atualmente, a lavanderia pode funcionar 24 horas por dia. “Com a caldeira, era necessário manter mão de obra no local nos três turnos, encerrando os trabalhos às 22h”, lembra.

A lavanderia do HU-UFS é parte integrante do Setor de Hotelaria Hospitalar, que tem entre os seus objetivos a prática de um serviço de qualidade e segurança direcionado às áreas de Processamento de Roupas, Higienização, além de Nutrição e Dietética e Gestão Ambiental. Em média, são enviados para lavagem mais de 23 mil kg de roupa por mês.

Comunicação Social do HU