Ter, 18 de abril de 2017, 14:13

HU promove segunda edição do Pese Leve
Programa incentiva colaboradores a perder peso de forma saudável
Nesta terça-feira, 18, os participantes se reuniram para conhecer as estratégias da iniciativa. (foto: Comunicação Social do HU)

Profissionais de Educação Física, Nutrição e Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) estão empenhados na segunda edição do Pese Leve, programa desenvolvido para ajudar colaboradores da instituição de saúde a atingir o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC) ideais, além de um percentual de gordura considerado normal.

Nesta terça-feira, 18, os participantes se reuniram para conhecer as estratégias da iniciativa. De um total de 81 inscritos, 63 foram considerados aptos por estarem com sobrepeso ou obesidade. Deste número, 86,9% são mulheres.

Para a nutricionista Márcia Cândido, do HU-UFS, a parte estética é apenas uma das consequências da mudança de hábitos. “A grande intenção do projeto é ajudar na questão do excesso de peso, prevenindo, e até curando, alguns agravos à saúde”, resumiu. Para selecionar os 63 participantes foram considerados os indicadores IMC, circunferência abdominal, circunferência do pescoço, percentual de gordura e pressão arterial.

Reeducação

“A reeducação alimentar é fundamental para melhorar esses índices. Inicialmente vamos distribuir cartilhas com sugestões de cardápio e orientação nutricional, além da realização de uma oficina de culinária saudável e da disponibilização de um aplicativo de mensagens para tirar dúvidas”, declarou Márcia Cândido, que nesta terça já orientou os candidatos sobre itens como a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, o consumo de frutas e vegetais, a eliminação do uso de açúcares simples e a retirada do óleo, margarina e gordura animal na preparação dos alimentos.

Já o profissional de Educação Física do HU, Ayslan Araújo, utilizará a estratégia Sou Ativo. “Pretendo diminuir o número de sedentários e auxiliar na redução de peso em gordura, lembrando que é importante escolher uma atividade física que se consiga praticar regularmente, que se encaixe na rotina. Não importa se é um exercício de baixo gasto calórico, não importa se é subir escada ou fazer uma caminhada. O importante é começar e dar continuidade”, destacou.

Além da nutrição e exercício físico, a parte psicológica também está envolvida no processo. É o que relata a psicóloga do HU-UFS, Tereza Cecília Nascimento. “A minha estratégia é Mente Leve, Corpo Leve. Neste importante pilar, vamos desenvolver oficinas para avaliação da autoimagem e dos níveis de ansiedade, dando apoio psicológico aos grupos de participantes em todo esse processo”, comentou.

Pese Leve

O Pese Leve é direcionado a todos os funcionários, empregados e servidores que prestam serviços ao HU-UFS. Para integrar a iniciativa, é necessário ter disponibilidade para participar das reuniões de avaliação e orientação. Com duração de sete meses, o programa divide os participantes em grupos, levando-se em consideração a avaliação inicial.

Para esta edição, estão previstos, além das avaliações e reuniões, oficina de culinária saudável, oficina de treinamento de exercícios físicos e a grande final, que será em outubro, com corrida, apresentação dos resultados e premiação.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Ter, 18 de abril de 2017, 14:52