Ter, 18 de abril de 2017, 16:47

Alunos da UFS confeccionam brinquedos para doação a colégio público
Ação faz parte de atividade de disciplina do Departamento de Administração
Iniciativa de doar brinquedos é fruto do projeto Empreender UFS, parceria entre a UFS e o Sebrae.
Iniciativa de doar brinquedos é fruto do projeto Empreender UFS, parceria entre a UFS e o Sebrae.

Na manhã desta terça-feira, 18, brinquedos confeccionados por alunos da disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios do Departamento de Administração (DAD) foram doados ao Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado ao lado do campus de São Cristóvão, no bairro Rosa Elze. A iniciativa é fruto do projeto Empreender UFS, parceria entre a universidade e o Sebrae.

Segundo a professora Iracema Aragão, houve uma reforma na disciplina e uma das atividades é estimular o empreendedorismo criativo e social.

“Todos os brinquedos foram confeccionados artesanalmente pelos estudantes; foi um trabalho em equipe. A proposta agora é a doação. Escolhemos o Colégio Armindo Guaraná pelo fato de ser público e estar localizado aqui no bairro, então é uma ação social para a comunidade”.

A professora ressalta que a iniciativa é importante pelo fato de a universidade estar inserida em um bairro relativamente pobre, o que dá a oportunidade aos alunos da disciplina entenderem a realidade do local e do próprio município de São Cristóvão.

“É importante que eles se interessem em fazer coisas que melhorem a própria cidade. Agora foi a entrega de brinquedos, só que mais tarde alguém pode ter outra ideia de projetos mais sociais”.


Professores Augusto César e Iracema Aragão lideraram a ação de empreendedorismo social. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Professores Augusto César e Iracema Aragão lideraram a ação de empreendedorismo social. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ainda segundo Iracema, o objetivo é que o projeto continue focado no Colégio Armindo Guaraná pelos próximos dois anos. Depois desse período, a UFS vai decidir se permanecerá com a iniciativa.

Para o professor Augusto César, coordenador do Empreender UFS, a ação de doar brinquedos para a escola se deu através da capacitação de 30 professores no Projeto Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae.

“Uma das professoras capacitadas nessa área é justamente Iracema, que usa com seus alunos uma nova metodologia de aprendizagem”.

Em relação à relevância do projeto, o professor faz questão de destacar dois pontos. “É importante por conta da participação dos alunos na vida da comunidade no entorno da UFS, já que é uma forma de interagir e beneficiar a sociedade de alguma maneira. E o outro motivo é o incentivo da aprendizagem em relação ao empreendedorismo social”.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Ter, 18 de abril de 2017, 17:11
Notícias UFS