Sex, 05 de maio de 2017, 12:12

Estudantes da UFS fazem simulação da Revisão Periódica Universal da ONU
Seção consistiu na aproximação de temas a serem discutidos nesta sexta-feira, 5, na RPU da ONU, em Genebra

Na manhã do último dia 4, estudantes da graduação em Relações Internacionais e do mestrado em Direito da UFS simularam a Revisão Periódica Universal da ONU (RPU), principal instrumento de avaliação dos direitos humanos em diversos países do mundo.

Veja as fotos do evento.

Organizada pelo estudante de Relações Internacionais Vinícius Cruz Campos, que participou de um concurso entre graduandos de todo o Brasil promovido pela Conectas (organização não-governamental que tem a missão de promover a efetivação dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito na África, América Latina e Ásia), a simulação consistiu num debate de temas como trabalho escravo, direitos LGBT, direitos das mulheres e igualdade de gêneros, que serão discutidos nesta sexta-feira, 5, na RPU da ONU, em Genebra, na Suíça.

O estudante de Relações Internacionais Vinícius Cruz Campos participou do concurso da ONG Conectas.

“A ideia é verificar se os Direitos Humanos estão sendo ou não cumpridos, de acordo com os tratados internacionais dos quais o Brasil faz parte dentro dessas várias temáticas abordadas”, ressalta o multiplicador da Conectas e presidente da seção Vinícius Cruz Campos.

A seção contou com representações de 13 delegações de países estrangeiros, além das delegações do Brasil e da Conectas, sendo estaresponsável por representar a sociedade civil e contrapor as versões brasileiras dos fatos. “Nós não estamos partindo do pressuposto de que os países estão maquiando as informações, mas, às vezes, não está claro o que eles querem dizer nos documentos”, explica a professora do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Direito Flávia de Ávila.

A professora do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Direito Flávia de Ávila colaborou na organização da simulação. (fotos:  Schirlene Reis-Ascom/UFS)
A professora do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Direito Flávia de Ávila colaborou na organização da simulação. (fotos: Schirlene Reis-Ascom/UFS)

Luan Saba, 18, estudante de Relações Internacionais, foi um dos ouvintes presentes na simulação. O estudante considera que é importante discutir o tema dos direitos humanos e que a seção trouxe abordagens bastante pertinentes. “Trazer esse tema para eventos como esse ajuda a divulgar e a estabelecer debates sobre o assunto, como também auxilia na luta para que os Direitos Humanos sejam respeitados”, destaca o estudante.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 05 de maio de 2017, 12:32