Qui, 18 de maio de 2017, 11:38

HU lança ferramenta para aprimorar segurança na solicitação de medicamentos
Orientações padronizam as práticas que envolvem farmacêuticos e equipe de enfermagem

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) acaba de lançar o documento "Orientações para Solicitação de Medicamentos ao Setor de Farmácia Hospitalar". A elaboração é dos farmacêuticos Adriano Santos e Daniela Oliveira, com colaboração do chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho; da chefe da Unidade de Farmácia Clínica, Isadora Barros e da chefe da Divisão de Enfermagem, Flávia Janólio.

De acordo com Adriano Santos, a ferramenta padroniza as práticas que envolvem farmacêuticos e equipe de enfermagem no processo de solicitação de medicamentos. Ele conta que desde o ano passado que o Setor de Farmácia do Hospital Universitário de Sergipe vem desenvolvendo ações para melhorar a segurança do uso de medicamentos.

“Um dos pontos problemáticos vinha sendo o ruído na comunicação, mas esse documento servirá como padrão para orientar o pessoal da enfermagem na hora de interagir com a farmácia. Nosso maior objetivo é melhorar a segurança do uso de medicamento no hospital”, descreve Adriano.

Conteúdo

O material aborda detalhadamente pontos como solicitação de medicamentos em dose em individualizada; solicitação de medicamentos de uso coletivo e solicitação de antimicrobianos de uso restrito. Adriano informa que todo o conteúdo do documento estará disponível na intranet do HU-UFS e em versão impressa para as equipes de enfermagem.

“Nos próximos dias haverá um treinamento específico sobre essas orientações voltado às equipes de enfermagem e aos secretários de clínica, nos três turnos, visando contemplar todos os envolvidos no processo”, complementa o farmacêutico.

Sempre com foco na segurança, o Setor de Farmácia Hospitalar vem procurando desenvolver ações dessa natureza, a exemplo dos guias de diluição de medicamentos, um material bastante rico em informações que proporciona maior segurança e até mesmo economia.