Qua, 21 de junho de 2017, 17:06

HU e ONG Somos realizam festa junina para pacientes da pediatria
Evento foi prestigiado pelo reitor Angelo Antoniolli e pela superintendente Angela Silva
Festa teve o intuito de promover integração e alegria entre profissionais e pacientes.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), em parceria com a ONG Somos, realizou na manhã desta quarta-feira, 21, uma festa junina para as crianças da pediatria e acompanhantes, com o intuito de promover integração e alegria entre profissionais e pacientes. A música tomou conta de todo o ambulatório, embalando danças e comidas típicas.

Esse foi o primeiro evento realizado com o apoio da ONG Somos, no âmbito do projeto “Heróis da Alegria”, que veio a completar a programação festiva do mês de junho no HU-UFS. A festa foi dedicada especialmente aos pacientes infantis e às suas famílias. A acompanhante Rejane Lemos, que trouxe a sua filha para atendimento dermatológico, aprovou a iniciativa. “Tudo muito bonito. É gratificante saber que arranjaram um tempinho para fazer essa homenagem às crianças”, contou.

A colaborada da equipe de enfermagem do HU, Glauciene Rocha, que também é voluntária da OGN Somos, foi responsável por trazer o projeto à pediatria do hospital. “Venho realizando essa atividade há alguns anos, sempre com resultados positivos, mediante doações. Este ano tive a ideia de trazer o pessoal dos “Heróis da Alegria”, que trouxe toda a animação de que precisávamos”, ressaltou.

O reitor da UFS, Angelo Antoniolli, fez-se presente na festividade, acompanhado da superintendente do HU-UFS, Angela Silva. Na oportunidade, ele salientou a importância de ações de humanização nos serviços do HU. “Temos de fazer um hospital diferente, já que o tratamento de vidas demanda a mistura de alegria e bem-estar. Fica como exemplo para todos que queiram tornar mais humano o cotidiano dos hospitais”, manifestou.

A festa começou com os voluntários do projeto “Heróis da Alegria” percorrendo os corredores do ambulatório do HU. Ao som de violinos, colaboradores e pacientes cantaram clássicos do repertório nordestino. Houve uma parte lúdica com as crianças, seguida de baile de quadrilha, brincadeiras e atuações. No encerramento, os organizadores serviram um lanche com comidas típicas juninas na ala da pediatra.

Para Leandro Silva, coordenador do projeto “Heróis da Alegria”, as atividades alcançaram as expectativas dos membros da ONG Somos, que já se organiza para futuros eventos no HU. “Sabemos que as crianças passam muito tempo aqui. Elas precisam sentir este espaço como uma extensão da sua casa, com todo conforto e satisfação. Trazer carinho a esses pequenos deve ser parte dos tratamentos, muitas vezes tão difíceis”, esclareceu.

A pediatra Rosana Cipolotti considerou que esse tipo de evento é fundamental no tratamento das crianças. “Sempre fazemos uma festa em todas as datas festivas. O doente crônico acostuma-se a frequentar as nossas instalações de saúde e precisa dessa recepção calorosa. Além de terapêutico, todo projeto de humanização coloca o paciente como parte do serviço, elevando-lhe a autoestima”, explicou.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Qua, 21 de junho de 2017, 17:17