Sex, 14 de julho de 2017, 16:52

Inep divulga lista dos cursos relacionados para o Enade 2017
Coordenadores dos cursos terão até o dia 11 de agosto para realizar as inscrições dos estudantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a relação dos cursos que terão seus estudantes avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017.

Os coordenadores dos cursos terão até o dia 11 de agosto para realizar as inscrições dos estudantes. A lista com a relação dos alunos que serão avaliados pelo Enade está prevista para ser divulgada no dia 12 de agosto. A avaliação ocorrerá no dia 26 de novembro, às 13h30 (horário de Brasília).

Mudança

Os alunos relacionados terão o período de 14 de agosto a 3 de setembro para acessar sua conta no portal do Inep e solicitar atendimento especial no dia da prova - antes, o estudante precisava procurar seu coordenador de curso para que pudesse providenciar o atendimento em questão.

Quem deve prestar o exame?

Estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura relacionados para o Enade deste ano, que tenham expectativa de conclusão até julho de 2018, ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Também estão aptos para realizarem a prova os alunos que concluirão, até dezembro de 2017, os Cursos Superiores de Tecnologia, ou que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Serão inscritos por seus respectivos coordenadores, mas dispensados da prova, aqueles que iniciaram o curso este ano e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo, assim como os estudantes habilitados no Enade de anos anteriores, os quais, independentemente da razão, permaneceram em situação irregular e não foram beneficiados por licença concedida pelo Ministério da educação (MEC).

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Cursos relacionados para o Enade 2017

Bacharelados: Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Materiais; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Pesca; Engenharia de Petróleo; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Engenharia Florestal; Física; Física - Astronomia; Física Médica; Geografia; Matemática; Matemática Aplicada e Computacional; Química; Química Industrial; Sistemas de Informação.

Licenciaturas (modalidade presencial): Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Inglês; Letras - Língua Portuguesa; Letras Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; Química.

Licenciaturas (modalidade EAD): Ciências Biológicas; Física; Filosofia; Geografia; História; Letras - Inglês; Letras - Língua Portuguesa; Matemática; Química.

Para mais informações, confira o edital abaixo ou acesse o Portal do Inep.

Atualizado em: Sex, 14 de julho de 2017, 16:52